Buenópolis não repassa complemento do piso salarial da enfermagem

Servidores encontram prefeito na rua e resposta do político indigna categoria

A prefeitura de Buenópolis, centro-norte de Minas Gerais, não cumpriu o prometido aos profissionais da enfermagem e até agora não fez o repasse da complementação para o piso salarial da categoria, mesmo tendo recebido os valores do governo federal. A gestão municipal havia prometido que a primeira parcela do retroativo seria paga junto com o salário de novembro, recebido nesta sexta-feira (01/12). Os servidores foram surpreendidos com contracheques sem o valor devido.

Indignados, um grupo de servidoras foram a prefeitura. Mesmo não sendo recebidos, acabaram encontrando o chefe do executivo saindo de um banco na cidade. Ao ser questionado, o prefeito não apresentou nenhum prazo para o pagamento e mostrou indiferença em relação aos salários dos trabalhadores da saúde no município. “Quando vocês fizeram concurso sabiam que era um salário mínimo ”, disse o prefeito. A cena toda foi gravada:

“Tomamos um chá de cadeira de duas horas e ele não apareceu lá. Encontramos com ele na porta do banco e ele foi super irônico. Notamos o descaso, que já sabemos que tem, mas hoje vimos que eles não têm pretensão nenhuma de pagar nosso piso. Ficamos perplexos”, afirmou uma das trabalhadoras que abordaram o prefeito.

Buenópolis recebeu aproximadamente R$200 mil para fazer a complementação do piso da enfermagem e o pagamento dos retroativos referente aos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro e outubro. Muitos profissionais da enfermagem na cidade ganham hoje menos que um salário mínimo.

Em tempo
Após o movimento dos trabalhadores e a repercussão, a prefeitura divulgou comunicado oficial informando que o pagamento será feito em duas parcelas até o dia 20 de dezembro: