Tem que ser para todos

Trabalhadores rejeitam proposta que exclui parcela da categoria, ocupação na Fhemig deve pressionar melhoria da proposta

Assembleia 20 a

Os servidores da saúde mantiveram a posição de unidade da categoria do Sistema Estadual de Saúde e exigem a inclusão na proposta do governo para todos, sem excluir o nível fundamental de todos os órgãos e os técnicos administrativos da SES. Com essa decisão, os trabalhadores rejeitaram a proposta inicial sobre a incorporação gradual da gratificação complementar aos salários da forma como foi apresentada pelo governo. Ao final da Assembleia, trabalhadores foram até o prédio da Administração da Fhemig protestar. O objetivo é ocupar e acampar na sede da Fundação para pressionar negociação de fato sobre a pauta de 2013.
Os trabalhadores alertaram que a incorparação da GC é uma pauta antiga de uma parcela da categoria, mas que é preciso discutir o reajuste salarial e focar em demandas que atendam o conjunto dos servidores da saúde, sem excluir nenhuma carreira do Sistema Estadual de Saúde. A inclusão dos ex-bolsistas das Colônias para recebimento da Gratificação Complementar também foi colocada como uma das prioridades de reivindicação.

Sobre o Termo de Acordo que tem, entre outros itens, a criação da gratificação para o cargo de EPGS na SES, foi reafirmado que o documento poderá ser assinado com as alterações necessárias, como é o caso da mordaça que impede manifestações. A tentativa de impedir a manifestação dos trabalhadores, golpeando a autonomia sindical foi mais uma vez questionada.

Unidade
Em todas as falas Os trabalhadores reafirmaram a importância de união e rechaçaram as tentativas do governo de dividir a categoria. O caráter sistêmico da saúde foi mais uma vez lembrado. Os trabalhadores foram unanimes na necessidade de que as propostas sejam aceitas somente quando atendam o conjunto da categoria.

Mobilização
Os trabalhadores decidiram que irão manter as mobilizações até que o governo altere os itens divergentes nas propostas. Uma estratégia de luta foi coloca em ação por trabalhadores que, depois da assembleia, foram até a Fhemig e pretendem acampar no local até que uma nova proposta seja coloca em negociação. Os manifestantes chegaram na Fhemig por volta das 15 horas.

Acompanhe os próximos acontecimentos e as convocações do Sindicato para a jornada de luta.

Assembleia 20 b