Teletrabalho e grupo de risco?

Sindicato cobra posição oficial da prefeitura de Ribeirão das Neves que garanta direito de trabalhador do grupo de risco e de trabalho no domicílio

quarentena plantão

Além de toda a preocupação que acompanha o aparecimento de casos de COVID-19 em Ribeirão das Neves, os trabalhadores da saúde ainda convivem com a falta de transparência e informação sobre a mudança da relação de trabalho para grupos de trabalhadores que tiveram sua rotina laboral alterada. São os casos de servidores que fazem parte do perfil de risco do novo coronavírus e das situações em que foi prevista o teletrabalho como medida de conter a transmissão. Apesar da definição sobre o isolamento social para esses grupos, a prefeitura não oficializou que irá assegurar o salário e os direitos dos servidores, o que tem causado um clima de tensão na categoria.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves tem cobrado da prefeitura que garanta todos os direitos dos servidores. “Os trabalhadores de grupo de risco e os que estão em teletrabalho estão super preocupados de como será o pagamento. A prefeitura diz que não cortará nada de ninguém, mas nós continuamos pedindo que um documento por escrito como será o ponto e que garantirá o pagamento,” afirma a diretora do Sindicato Eva Alípia.

Em áudio enviado a direção do Sind-Saúde, o secretário de saúde diz que a prefeitura estuda os métodos de como se dará o trabalho da atenção básica neste período. “Ninguém nesse momento mesmo estando em casa terá prejuízo de auxilio alimentação e transporte. Vamos ter que bolar uma estratégia para ficar bom para todo mundo. Vamos chegar em um bom senso, mas de comum acordo, nada imposto, tudo conversado”, afirma.