Sind-Saúde exige medidas sejam tomadas para agravamento dos casos de agressão no Raul Soares

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Minas Gerais realizou assembleia de trabalhadoras e trabalhadores do Instituto Raul Soares na manhã desta quarta-feira (11/11/20), em atendimento à demanda recorrente dos servidores que denunciam a falta de condições para o exercício da função pública, especialmente com falha grave de segurança.

Dentre os pontos de pauta discutidos está o agravamento dos casos de violência física por parte de usuários com perfil agressivo e que têm sido direcionados a esta unidade após o fechamento do Hospital Galba Velloso. A omissão da gestão da unidade e da Administração Central da FHEMIG e do próprio governo Zema preocupa o sindicato e expõe a equipe multiprofissional podendo causar danos psicológicos graves àqueles que têm a missão de exercer o cuidado ao paciente direcionado à unidade.

O caso mais recente de agressão foi discutido na assembleia de maneira a não expor o servidor do Instituto Raul Soares que foi vítima de violência física grave por parte de um dos pacientes. O trabalhador foi transferido para atendimento no Hospital João XXIII onde permaneceu internado devido a gravidade das lesões ocasionadas pelo ataque. O sindicato expôs a conduta da entidade sindical que está acompanhando o caso do paciente desde o início juntamente com a família no sentido de orientar os encaminhamentos adequados como abertura de CAT, exame de corpo de delito e abertura de boletim de ocorrência. Também alertou de falhas graves na condução do caso pela FHEMIG, inclusive com ausência de lavratura de boletim de ocorrência e preenchimento da CAT no dia da ocorrência do fato. A avaliação dos presentes foi de que isso poderia ter a intenção de encobertar a gravidade do dano e mascarar a falta de segurança na unidade. Por outro lado, a forma de condução do caso pelo sindicato está totalmente direcionada à proteção da imagem do servidor e o departamento jurídico da entidade já está à disposição para os devidos encaminhamentos.

Foi também abordada o caso do enfermeiro Lucas Frederico que foi retirado da unidade ex-ofício devido seu posicionamento a favor da busca por melhorias no local de trabalho. Ele tem denunciado as situações gravíssimas que têm ocorrido na unidade e exigido providências cabíveis para a resolução dos problemas. Além disso, esse trabalhador é parte fundamental no procedimento jurídico junto ao Ministério Público que está apurando as irregularidades desta unidade. O caso do servidor já foi judicializado pelo Sind-Saúde, inclusive com pedido de retorno imediato a seu local de trabalho.

A assembleia também contou com a presença de uma representante da nova diretoria que terá a missão de gerir o Conselho Regional de Enfermagem, Socorro Pacheco. Ela informou que os conselhos devem se aproximar das unidades no sentido de divulgar o Código de Ética dos profissionais da Enfermagem, especialmente no que tange à segurança para a prestação do cuidado. Também demonstrou que o conselho, que nesta nova gestão, terá uma roupagem traduzida em mais inovação e dinamismo, estará em estado de alerta quanto às demandas da categoria. Ela informou que estarão à disposição para acompanhar as demandas desses trabalhadores assim como outras que surgirem nas diversas unidades da FHEMIG. Informou ainda da importância de participação efetiva dos servidores na câmara técnica de saúde do Coren-MG assim como da efetivação da comissão de ética do Instituto Raul Soares com ampla participação dos profissionais de Enfermagem.

Após as pontuações dos presentes, os encaminhamentos aprovados pelos trabalhadores foi de solicitação à Promotoria Pública do Trabalho de Termo de Ajuste de Conduta visando assegurar medidas de segurança para o exercício profissional, solicitação de audiência pública à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores de BH e Assembleia Legislativa de Minas Gerais para colocar o tema em discussão além de reiterar ofício à Promotoria de Saúde Mental no sentido de solicitar que seja agilizada a marcação de reunião com comissão de trabalhadores do Instituto Raul Soares que já foi formada anteriormente com o intuito de acompanhar os problemas da unidade