Servidores em Vespasiano fazem vigília para acompanhar reunião com prefeitura e prometem intensificar campanha salarial: R$1.100 não dá!

A pauta é reajuste e valorização dos servidores da saúde de Vespasiano. O Sind-Saúde Núcleo Regional Vespasiano se reuniu com a prefeita Ilce Rocha para tratar das demandas urgentes da categoria da saúde. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (23/03) e contou com a participação ativa dos trabalhadores que acompanharam a reunião em vigília. Esse é o quarto ano consecutivo que os trabalhadores da saúde não recebem reajuste e tem os salários congelados. Diferente disso, a própria prefeita e os vereadores e servidores da Câmara receberam aumento salarial de 10,16%, retroativos a janeiro, segundo a lei 2.816 sancionado por Ilce Rocha no dia 07 de fevereiro.

Apesar do argumento da lei que concedeu o reajuste da chefe do executivo e dos parlamentares municipais citar o índice acumulado do INPC-IBGE, no caso dos trabalhadores da saúde essa perda inflacionaria ainda não é um cálculo fácil para a gestão. Nenhuma das reivindicações dos trabalhadores recebeu resposta positiva e imediata dos representantes da prefeitura. Segundo eles, os estudos estão sendo feitos para avaliar o impacto de reajustes nos salários e nos benefícios.

Além do descongelamento dos salários, o Sind-Saúde reivindica a recomposição do valor do auxílio transporte O valor pago no auxílio transporte atualmente é de R$127, mas muitos servidores desembolsam R$360,00 por mês com locomoção para o trabalho, ou seja, o trabalhador que muitas vezes recebe quase o salário mínimo paga mais da metade do transporte para trabalhar.

Outras cobranças também foram feitas, mas nenhuma teve aceno positivo sobre as pautas dos trabalhadores. Para o vale alimentação a gestão afirmou que não tem condições de fornecer aos servidores da saúde. O concurso público, reivindicado pela categoria para suprir a enorme demanda, será substituído por processo seletivo em todos os cargos. Ainda de acordo com a prefeitura, uma empresa já foi definida para fazer o estudo do plano de carreira. Os trabalhadores ainda não foram informados qual empresa está responsável por esse estudo.

Participaram da reunião os diretores do Sind-Saúde, representantes da categoria, a prefeita Ilce Rocha, o secretário de administração Marcos Vinicius de Souza Lima, Procurador dr. Rodrigo do Carmo Faria e a subsecretária Simone Dias Cardoso.

Resposta dos trabalhadores
A categoria que esteve de vigília na prefeitura se reuniu após o encontro com a prefeita. Os trabalhadores manifestaram a disposição de continuar mobilizados e mostraram indignação com o pouco caso da prefeitura com os servidores da saúde. Uma nova reunião entre a categoria, dessa vez em formato virtual, foi agendada para o dia 03 de março às 18 horas. Nesse novo encontro dos trabalhadores deverá ser discutido o rumo da campanha salarial em Vespasiano.