Sindicatos promovem encontro para tratar da saúde do trabalhador da área da saúde

Evento irá acontecer no formato virtual e presencial: vagas limitadas e com emissão de certificado para os presentes

“Sindicatos unidos em defesa da saúde do trabalhador”. Com esse tema, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), Sindicato dos Médicos (SinMed/MG), Sindibel e Sindeess organizam o primeiro Encontro Estadual sobre a saúde do trabalhador da saúde. Serão rodadas de palestras com especialistas do tema que irão discutir desde as principais causas de adoecimento até os mecanismos que o trabalhador deve recorrer para garantir direitos relacionados a sua saúde. O I Encontro Estadual será realizado no dia 18 de março a partir das 08 horas.

Para as inscrições presenciais, o trabalhador ou trabalhadora deverá se inscrever pela plataforma Sympla (clique aqui). Serão disponibilizados 50 ingressos para acompanhar o debate presencialmente. Já o acesso a modalidade online poderá ser feito pelos sites das entidades envolvidas. Veja ao final a programação completa.  

Cuidar de quem cuida é essencial. E é preciso falar da saúde dos trabalhadores da saúde, profissionais responsáveis por tratar, cuidar e trazer recuperação e saúde para os usuários, mas e quem fará o mesmo por estes profissionais? A pandemia escancarou a situação de sobrecarga de trabalho, precarização de vínculos, e péssimas condições de trabalho e salários em que estes trabalhadores estão expostos.

Para o Sind-Saúde, é preciso definir e implementar políticas de saúde para os trabalhadores da saúde, que pode começar através do Protocolo Nº 008 /2011 da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. Esse protocolo institui as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde – SUS. É com essa proposta que será realizado o 1º Seminário de saúde da trabalhadora e do trabalhador da saúde em Minas Gerais.