Servidores de Sabará mobilizados

Servidores da Saúde de Sabará se mobilizam para dar encaminhamento as demandas

sab1

Trabalhadores da Saúde de Sabará em assembleia com os diretores do Sind-Saúde, para discutir pautas urgentes da categoria no dia 06 de abril. Foram apresentadas as principais demandas dos servidores que apresentaram problemas graves como profissionais ocupando o mesmo cargo, com salários e carga horária diferente. A assembleia não contou com a presença das categorias ACE e ACS, pois a chefia da unidade marcou um curso de capacitação no horário, impossibilitando assim que comparecessem.

Outra questão levantada pelos trabalhadores foi o caso das 30HORAS, principal demanda da categoria. Para desenvolver as negociações com a prefeitura, foi sugerido a formação de uma comissão para dialogar com o prefeito. Os servidores cobraram uma urgência para esta reunião e decidiram comparecer na prefeitura para tentar um horário.

sab2

sab3Foram escolhidos os representantes do grupo, mas todos concordaram em ir para a sede e esperar do lado de fora para dar apoio e mostrar que os trabalhadores estão mobilizados. As pautas a serem tratadas na reunião foram decididas.

Carga horária 30horas (verificar se o projeto de lei está pronto)

Diferença de Salário

Contratos reincididos

Paralização em último caso

A reunião com o prefeito foi marcada no dia 19/04 (quarta-feira) às 17h

Reunião com o prefeito

WhatsApp Image 2017-04-20 at 16.56.52 1

Na reunião com o prefeito Wander Borges, a diretoria do Sind-Saúde e os representantes da categoria apresentaram a ata que já havia sido protocolada na Secretária de Saúde de Sabará e na prefeitura e cobram resposta sobre a mesma. Novamente a pauta de reivindicações foi protocolada com a gestão.

O primeiro assunto abordado foi o que trás mais angustia aos servidores de nível superior, a jornada de 40horas semanais que até outubro de 2016 era de 30 horas, foi cobrado pelo Sind-Saúde uma atenção da gestão com esses trabalhadores que estão cumprindo uma jornada de 40 horas semanais com o salário de 30H.

Seguindo esta pauta, foi discutida também a questão das nutricionistas que estão com um salário bem abaixo das demais categorias e não está de acordo com o edital do concurso.

Os trabalhadores e a diretoria do Sind-Saúde comunicaram ao prefeito que tais questões foram discutidas a equipe de transição e não foi dado um retorno de nenhum ponto levado pela categoria. O prefeito alegou que não houve transição por causa da gestão e que irá se inteirar de pauta assim que possível para dar um retorno aos trabalhadores. O Sind-Saúde afirmou que a pauta foi entregue no dia 29 de dezembro e protocolada por três vezes desde que se iniciou a nova gestão e apresenta cópia do protocolo das mesmas.

O prefeito relata que a  prefeitura está passando por sérios problemas por falta de dinheiro e que o Ministério Público está pressionando a gestão para que as rescisões de contratos sejam executadas e que os concursados sejam efetivados, mas que há problemas no edital. Foi discutido também a questão dos ACS e ACE que de acordo com a lei 11350 pode ter seu vinculo regularizado, lembrando que a categoria possui uma legislação especifica que deve ser cumprida.

O prefeito bate na tecla novamente das dificuldades financeiras, que há trabalhadores com quatro férias vencidas e não tem como executar pagamento de cerca de mil trabalhadores. Os servidores informaram à gestão que a Secretária de Saúde já está com o projeto de lei que regulamenta as 30horas, o prefeito se comprometeu a verificar com jurídico e reforça que não a como liberar nada que gere impacto na folha devido à lei de responsabilidade fiscal.

O prefeito afirma que quer ajudar os trabalhadores, mas que há prioridades a serem resolvidas pela prefeitura e relata que há de fato problemas com o processo seletivo em vigor.

O Sind-Saúde deixa claro que os servidores estão cientes das dificuldades que não só Sabará, como também outros municípios vem enfrentando, mas que a categoria tem demandas que não precisam de gastos públicos como, a criação da Mesa de Negociação Permanente e a discussão sobre a carreira e saúde do trabalhador e regularização do vinculo dos agentes de saúde e endemias. E que a redução da carga horária e criação e regulamentação da careira vai contemplar a todos os trabalhadores da saúde, principalmente o nível técnico.

Abaixo, os oficios protocolados:

18155553 1156976941079952 471514155 n

18155667 1156967177747595 1788588401 n