Servidores da Hemominas fazem protesto diferente

Os trabalhadores da Fundação Hemominas deixaram os seus jalecos na entrada do Hemocentro de Belo Horizonte nesta quinta-feira (01) como forma de protesto contra o governo, que pratica péssimos salários e não respeita os direitos dos servidores da Fundação. Além do varal de jalecos, foram utilizados cartazes, banda de música e cartas para informar à população sobre o descaso com que o governo vem tratando os servidores da Hemominas e de todo o Sistema Estadual de Saúde.

As principais reivindicações são: pagamento da Parcela Remuneratória Complementar de 20,7% (os servidores da Fhemig já recebem); correção do índice de promoção interníveis de 18 para 22% nas tabelas do Plano de Cargos Carreiras e Salários e cumprimento da http://www.almg.gov.br/njmg/chama_pesquisa.asp&;SECT1=IMAGE&SECT2=THESOFF&SECT3=PLUROFF&SECT6=HITIMG&SECT7=LINKON&l=20&r=1&f=G&s1=LEI%2015462%202005.NORM.&SECT8=SOCONS” style=”color: rgb(79, 79, 79); “>lei 15.462/2005, art.11 inciso 1B, que trata dos assistentes técnicos de hematologia e hemoterapia.

Após novas infrutíferas rodadas de negociação com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), os servidores da Hemominas planejaram um calendário de manifestações. Desde esta segunda-feira (29) todos estão usando uma tarja preta no braço, nesta quinta realizaram o “Dia sem Jaleco” e na próxima sexta-feira (9) farão um enterro simbólico da Fundação.

Negociações internas

No que compete à presidência da Hemominas, alguns pontos foram resolvidos, como normatização do pagamento das horas extras, do adicional noturno e das GIEFS e reajuste no valor do auxílio-creche (quem trabalha oito horas e tem filho com até 6 anos receberá R$ 300 por mês).

Questões relativas ao dia-a-dia do trabalho estão sendo discutidas pela gestão e pelos trabalhadores dentro do programa de humanização. Na última reunião, trabalhadores apresentaram para a direção da Fundação uma série de reivindicações dos servidores. Reuniões periódicas serão realizadas para discutir cada um dos pontos levantados.

000dia sem jaleco hemominas_1.jpg

000dia sem jaleco hemominas_2.jpg