Segundo ato da Campanha Salarial de Vespasiano

Aconteceu nesta terça-feira, 12/01 o segundo ato da campanha salarial dos trabalhadores da saúde de Vespasiano. Os trabalhadores realizaram iniciariam a mobilização às 7h da manhã, em frente à UPA, também na Farmácia Central, Centro Geral de Pediatria, Centro de Especialidades Médicas e no laboratório, mas respeitando as normas de distanciamento social. A agenda de mobilizações começou no fim de dezembro, quando foi realizado um ato pela campanha salarial da categoria, para reivindicar uma real melhoria nas condições de salário e trabalho. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Econômico (Dieese), o percentual para recompor o salário dos servidores da saúde na cidade deveria ser de 14%.

A pedido do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Vespasiano, o Dieese fez um estudo sobre as perdas salariais durante esses anos sem reajuste. “Para que os salários em 01-janeiro-21 retornem ao mesmo poder de compra de 01-abril-17, o reajuste necessário sobre os salários de dezembro de 2020 é de 14,44% pelo INPC-IBGE e de 14,98% de acordo com o IPCA-IBGE”, diz um trecho do levantamento.

Esse é o pontapé inicial para a campanha salarial 2021, uma vez que o salário mínimo é reajustado agora no início do ano e os agentes de saúde e endemias têm seu piso salarial também reajustado. O município não corrige os salários dos trabalhadores da saúde desde 2017. Temos hoje profissionais de nível superior com salário de R$1.080,00. Ou seja, com a correção do salário mínimo, eles passam a receber o equivalente ao salário mínimo.

Além da questão salarial, é também ponto de pauta de reivindicação o pagamento do adicional de insalubridade para quem não recebe, a construção de um plano de carreira específico para a categoria da saúde, o pagamento do adicional de incentivo extra dos agentes de saúde, fim do assédio moral, Implantação da Casa de Cuidados com os Trabalhadores e recomposição da Mesa de Negociação do SUS.