Saúde do Trabalhador

Benzeno, Samarco e reforma previdenciária foram temas da reunião do Fórum Sindical e Popular da Saúde do Trabalhador deste mês

Na quinta-feira, 08/09, representantes das centrais sindicais, federações, sindicatos e órgãos públicos se reuniram no auditório do Sindicato para a reunião mensal do Fórum Sindical e Popular da Saúde do Trabalhador. Além das pautas propostas para a discussão do dia, através das vivências e experiências de cada participante, o Fórum apresentou outras demandas.

O primeiro tema a ser discutido abordou os perigos para a saúde de frentistas que trabalham com o benzeno, um elemento químico inflamável que compõe o petróleo. O elemento tem efeito cancerígeno, o que compromete gravemente as condições do trabalhador. Foi unânime a conclusão de que é preciso haver uma higienização dos uniformes dos frentistas dos postos de gasolina feita pelas empresas, como prevê o projeto de lei nº702/2015 que tramita na Comissão de justiça da Assembleia Legislativa/MG com relação ao benzeno. Uma das causas da inalação direta do produto é o fato dos clientes pedirem o preenchimento do tanque ao máximo e os patrões exigirem o cumprimento de metas de vendas.

A segunda pauta da reunião foi sobre a barragem da Samarco. Houve indicação de que é preciso urgentemente uma mudança no modelo de construção de barragem (hoje feita à montante) para evitar novos acidentes. Foram abordadas as condições de trabalho dos atingidos direta e indiretamente (agricultores, comerciantes, pescadores) pelo acidente causado pela empresa. Houve denúncia de que, com frequência, os empregados da mineradora estão ultrapassando seus horários de trabalho para conter os vazamentos de rejeitos, se expondo a perigos.

Por fim, o Fórum adentrou nas reformas da Previdência elaborada pelo novo governo. Os trabalhadores afastados ou aposentados por doença/invalidez estão recebendo uma carta convocando para um processo de revisão de benefícios. Despreparados e pegos de surpresa, os trabalhadores não sabem quais documentos e exames são necessários na perícia. Além disso, os peritos trabalharão além da sua carga horária para suprir essas revisões e vão se submeter a prêmio de produtividade – pois o governo vai pagar por cada perícia realizada.

Ficou acordada no Fórum a realização de Audiência Pública na ALMG para discutir sobre o projeto de lei do benzeno. Os participantes deverão também organizar mobilizações, assembleias, reuniões e passeatas envolvendo todos os órgãos e trabalhadores em torno de lutas em comum.