Salários atrasados

Escala de pagamento continua a punir servidores públicos em Minas Gerais que ficam sem receber salário até o meio do mês

salario-atrasado-810x400

O quinto dia do mês chega na próxima semana, mas para os servidores estaduais de Minas essa data deixou de ser referência de pagamento e neste mês o atraso nos salários chegará a 15 dias. A divulgação das datas do parcelamento dos salários foi feita ontem (04/05) e mantem o clima de completa indignação no funcionalismo estadual. Para aqueles que recebem em três parcelas, a última data de abril também foi descumprida. Em fevereiro o governador Pimentel dizia que os atrasos e parcelamentos dos salários iria acabar justamente em abril.

A medida de escalonar e atrasar os salários é uma total falta de respeito com os trabalhadores que não têm a opção de empurrar suas contas e suas necessidades de sobrevivência. Conforme nota assinada por Secretaria de Estado de Fazenda e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a primeira parcela será paga em 16/05, a segunda em 25/05 e a terceira no dia 30/05.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) repudia os atrasos e exige o pagamento integral dos salários. Essa política de escalonamento foi implementada pelo governo como paliativa e já dura mais de dois anos. Além de cobrar do governo, o Sind-Saúde/MG impetrou na Justiça contra os atrasos.