Reunião em Augusto de Lima tenta sensibilizar o legislativo para pautas dos trabalhadores da saúde

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) esteve nesta quarta-feira (08/02) na cidade de Augusto de Lima para se reunir com os vereadores da cidade e debater as demandas dos trabalhadores da saúde. Representantes da enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) acompanharam a reunião. Entre as pautas debatidas estavam: o piso da enfermagem, a lei de readaptação laboral, insalubridade, reajuste salarial, composição do Conselho Municipal de Saúde e a realização de uma audiência pública para debater a força de trabalho. Participaram da reunião os vereadores Ray de Matos, Virgílio Neto Camilo, Adriano Pereira Aparecido e Franz Martins.

Para a diretora do Sindicato Lionete Pires, o encontro foi importante para sensibilizar os parlamentares em prol dos trabalhadores da saúde. “Pedimos que o piso salarial seja pago aos profissionais da enfermagem. Argumentamos que caso o município não tenha recursos ainda que possa ser dado um reajuste e um abano aos trabalhadores até que o repasse aconteça.”

Lionete acrescentou a importância de debater o orçamento público do município. “Queremos saber sobre os recursos do município, se já atingiu o limite prudencial com a folha de pagamento. Queremos também a construção de uma lei municipal e a realização de uma perícia para pagamento da insalubridade”, afirmou a sindicalista que pede a realização de audiência pública para que esses debates aconteçam.