Reivindicações no Julia

Como proposta Fhemig apresenta autorização para contratações e realização de concurso para suprir déficit de pessoal

10 assembleia HJK 1ok

Ocorreu, na manhã desta segunda (10/06), Assembleia dos Trabalhadores do HJK para analisar a proposta encaminhada pela presidência da Fhemig com o objetivo de sanar os graves problemas denunciados pelos trabalhadores de superlotação da unidade, déficit de pessoal com prejuízos no atendimento aos usuários do SUS.
Os trabalhadores poderiam iniciar uma paralisação de 72 horas a partir de hoje caso a gestão não encaminhasse medidas imediatas e de médio/longo prazo para resolver os problemas que afetam, principalmente a porta de entrada da unidade. Através do ofício Fhemig/GPD nº07/2019, a presidência relatou a situação fiscal e financeira do Estado que tem propiciado o contingenciamento de gastos afetando a Fhemig. No entanto, ressaltou a excelência em áreas como tisiologia, materno-infantil, pneumologia e cirurgia torácica, além de referência em urgência e emergência na regional Barreiro e região metropolitana da capital. Informou ainda que, diante da importância desse hospital para a população do Estado, tem sido dada prioridade máxima para reposição de servidores.

10 assembleia HJK 2

Como medidas imediatas relatou que a Câmara de Orçamento e Finanças (COF) autorizou 192 contratações temporárias relativas aos processos amplificados vigentes e que, portanto, todas as solicitações de substituições de contratos desligados feitos pelo HJK após 01/01/2019 foram aprovadas.

Além disso, também informaram que haverá remanejamento de vagas nas carreiras AGAS, PENF e TOS de outras unidades para o HJK. Ainda como medida de curto prazo, a Fundação informou que os plantões estratégicos negociados para os trabalhadores na epidemia de dengue serão utilizados para suprir os déficit nas escalas.

Uma informação relevante que consta no oficio presidencial, numa perspectiva de ação de médio e longo prazo, é que a Fhemig já está tratando junto à Seplag da abertura de um novo concurso público e que o pleito já está em processo de analise pela COF.

Os trabalhadores aceitaram a proposta e votaram para realização de uma nova assembleia no dia 19/06/2019 às 10 horas para acompanhamento da implementação das medidas propostas.

10 reuniao HJK
Foi também realizada na manhã de hoje reunião com representante da direção do HJK, o Sind-Saúde e os delegados sindicais para viabilizar com a máxima urgência a estrutura da equipe técnica do transporte do Hospital.

Veja os ofícios que foram lidos durante a Assembleia:

Oficio HJK 01

Oficio HJK 02