Reflexões de uma epidemia

Quem vai ser chamado para vencer o Coronavirus? É do SUS e dos servidores da saúde que o Brasil precisa nesse momento 

 

valoriza saude

 

No momento em que trabalhadores e instituições brasileiras discutem a necessidade de quarentenas e isolamentos sociais para conter o crescimento da transmissão pelo novo coronavirus, são os profissionais da saúde que são chamados à linha de frente no protagonismo do combate à doença. Ao contrário do que acontece com a maioria da população, os servidores da saúde não se descolam do trabalho, colocam no exercício da profissão a saúde coletiva em primeiro lugar. A importância do trabalho dos profissionais da saúde deve ser o espelho da valorização que essa categoria tanto merece. 

 

Enfrentar o novo coronavrius é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e os servidores da saúde. O Sind-Saúde luta pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016 que retirou verbas do SUS e congela investimentos até 2036. Reafirmamos a denúncia de que esse desfinanciamento da saúde pública é uma tragédia anunciada para o povo brasileiro. 

 

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) presta uma homenagem aos servidores da saúde neste momento tão dramático do Brasil e do mundo. Porém, a entidade sindical também chama a atenção para que as condições de trabalho e salário desses guerreiros trabalhadores possam ser compatíveis com a necessidade social desta categoria. 

 

 Apoiem o profissional da saúde e exija o fim das medidas de desmonte do SUS, o combate ao COVID-19 ou a qualquer epidemia e problema crônico da saúde da população passa por uma saúde pública de qualidade.