Reajuste tramita na ALMG

Sind-Saúde tenta aumentar percentual do PL que foi menor que a inflação

ALMG Raíla Melo CCJ 1911

Foto: ALMG/ Raíla Melo

O reajuste de 4,62% para o funcionalismo estadual proposto pelo atual governo está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMG) e foi aprovado nesta quarta-feira (19/11) pela Comissão de Constituição e Justiça. O governo deu um golpe nos servidores e diminuiu o percentual prometido na época da campanha eleitoral. O Sind-Saúde/MG acompanha o projeto no legislativo e tenta sensibilizar os parlamentares para garantir, pelo menos, a reposição da inflação que não foi contemplada no PL nem na primeira proposta apresentada pelo governo de forma eleitoreira.

Após a aprovação na primeira comissão, o projeto de lei foi enviado à Comissão de Administração Pública para que também avaliasse o reajuste. Porém, o deputado Rogério Corrêa pediu vista para analisar o PL e a votação foi adiada para 24 horas e deve ocorrer ainda nesta quinta (20/11).**

Essa decisão do CCJ só reafirma o descompromisso que o Governo do Estado e parte da Assembleia Legislativa teve com os servidores públicos durante esses últimos 12 anos de administração tucana.

Como o próprio Sind-Saúde já havia destacado, a proposta de reajuste apresentada por esse governo durante o período eleitoral era de 6,5%, o que ainda era insuficiente para repor as perdas inflacionárias do período de outubro de 2013 a setembro 2014, mas após o resultado das eleições o texto enviado ao legislativo era diferente do prometido. No projeto que tramita na Casa legislativa o reajuste será retroativo à data-base do funcionalismo, que é no mês de outubro. Essa era uma das reivindicações do Sind-Saúde que denunciou a tentativa do governo de descumprir a data-base.  

O Sindicato continuará a lutar pelos direitos dos trabalhadores e não deixará que esse golpe da atual administração do estado se perpetue.


**Editado (21/11) – Reunião não aconteceu e foi adiada para próxima semana.