Prefeitura de Patos descarta concurso público e lançará em breve processo seletivo para toda a atenção básica

Os trabalhos para lançar o processo seletivo para cargos da Atenção Básica do SUS está em fase final e deverá ser publicado em breve. Essa afirmação foi feita pela secretária municipal de saúde Ana Carolina Magalhães Caixeta em reunião com Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG). Segundo a gestora, o prazo para publicação será no final do mês ou no máximo abril.

Serão abertos cargos para Agente Comunitário de Saúde (ACS), Agente de Combate à Endemias (ACE), técnico de enfermagem, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bocal, médico, dentre outros. A secretária confirmou o quadro de déficit de pessoal na saúde de Patos de Minas. A empresa selecionada pela prefeitura foi a Omni concurso.

A diretora do Sind-Saúde/MG Lionete Pires, que participou da reunião, ponderou que a prefeitura deveria garantir servidores de carreira
através de concurso público. “A gente precisa investir no serviço público. E eu acredito que quando o trabalhador é servidor de carreira é melhor para o serviço público e ajuda na continuidade dos serviços de saúde.”

Já em relação aos ACS e ACE, Lionete relembrou a Lei Municipal 445 de 2014, que inclui os direitos do funcionalismo para esses trabalhadores, como férias-prêmio e todos os demais benefícios.

Para o processo seletivo serão ao menos 20 vagas para ACS e para ACE, somente para reposição. O último processo seletivo para agentes foi em 2018, com vencimento em 2020 e prorrogação de dois anos. “Com a pandemia ficou um pouco mais complexo porque é um concurso com muitos candidatos”, afirmou a secretária de saúde que estima quase 5 mil inscrições no total. Ela adiantou ainda que a prova será escrita e deverá conter 5 questões.

O Sind-Saúde alerta também que a demanda do município hoje é muito maior do que 40 ACS e ACE e que a prefeitura deve abrir muito mais vagas do que a reposição dos cargos vagos.

A informação sobre o edital do processo seletivo foi trata em videoconferência entre o Sindicato e a secretária de saúde na última quinta-feira (10/03). Durante a conversa, também foi pautado o adoecimento dos trabalhadores da saúde e a busca por readaptação laboral nos casos de complicações para o exercício da função.