Sind-Saúde cobra política de readaptação laboral para trabalhadores adoecidos em Patos de Minas

O drama de trabalhadores da saúde adoecidos em Patos de Minas que encontram limitações para exercer suas funções foi o assunto que o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) levou à secretária municipal de saúde Ana Carolina Magalhães Caixeta em Conferência Virtual na última quinta-feira (10/03). O Sindicato recebeu relatos da dificuldade de tratar o problema junto a gestão. Diante do número de trabalhadores nessa situação, o Sind-Saúde busca com a prefeitura uma política que deveria aproveitar os trabalhadores no local de trabalho, dentro da própria Estratégia de Saúde da Família.

A diretoria do SInd-Saúde Lionete Pires defende a readaptação laboral como instrumento de solução desses problemas. “Temos casos exitosos em outros municípios que ao readaptar o trabalhador adoecido acabou solucionando outros problemas e gargalos como déficit administrativo encontrados dentro da unidade de saúde”, afirmou Lionete.

A secretária de saúde, no entanto, informou que não tem autonomia para tratar o assunto, já que a medicina do trabalho não é vinculada
a secretaria de saúde e sim a de administração. “Não fica a cargo da saúde e a gente acaba não interferindo”, explicou. Segundo ela, no município a Corregedoria e Procuradoria ficam responsáveis pela avaliação das questões. Diante disso, ficou acordado que uma nova reunião será agendada com a participação de todas as instâncias envolvidas.

Durante a reunião, o Sindicato aproveitou para abordar assuntos de interesse dos trabalhadores da saúde como o déficit de pessoal e o excesso de trabalho, sobretudo para os ACS e ACE da cidade. A secretária informou que a abertura para um novo processo seletivo deverá acontecer em breve, clique aqui para saber mais sobre o certame.