PL na Câmara de Aracaí

Câmara de Araçaí vota, na quarta (29/05), PL de reajuste pela inflação e ganho real

reajuste

A prefeitura de Araçaí encaminhou para Câmara de vereadores da cidade projeto de Lei 02/2019 que propõe recomposição salarial pela inflação de 4,67% e um aumento real de 2% para o salário de maio de 2019. A Câmara deve votar o PL na quarta-feira (29/05). O reajuste não contempla os Agentes de Combate à Endemias (ACE), Comunitários de Saúde (ACS) e demais trabalhadores que já tiveram os salários reajustados em janeiro.


Os trabalhadores estão respirando aliviados uma vez que os salários vinham perdendo o poder aquisitivo já havia um tempo. A pauta do Sind-Saúde era de 10%, sendo 3,43 de reposição de inflação e 6,57% de aumento real.


Outro ponto para o qual também foi encaminhado projeto para casa legislativa foi a do pagamento de adicional de insalubridade que virá corrigir uma injustiça praticada contra os trabalhadores.


O Sind-Saúde cobra desde abril o fornecimento de cópia da perícia realizada no município para acompanhar o resultado e a situação de cada um dos trabalhadores. Desta forma, os trabalhadores poderão requerer aposentadoria especial ao completar 25 anos de trabalho exposto aos agentes nocivos.

É importante lembrar que a pauta contém ainda outros pontos importantes como:
Regularização do Vínculos dos ACEs e ACSs
Instalação da Mesa SUS;
Combate ao Assédio Moral;
Vale Refeição;
PCCS – Plano de Cargos Carreira e salários;
Pleitos já regulamentados pela Mesa Nacional de Negociação do SUS.