Piso da enfermagem em Esmeraldas deve ser votado na próxima sexta (27)

O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim esteve nesta terça (24/10) em Esmeraldas na 2° Rodada de discussão e informação sobre o pagamento da Assistência Financeira complementar da União para o piso salarial da enfermagem. O Projeto de Lei n° 171 tramita na Câmara Municipal e passou pelas comissões de referência. A expectativa é de ir para pauta de votação em Plenário no dia 27 de outubro às 09 horas. Assim que o Sind-Saúde receber a confirmação que o projeto entrou de fato na pauta irá informar os profissionais da enfermagem para que acompanhem a tramitação. Sendo aprovado, o projeto segue para sansão do prefeito.

Inconsistências no sistema no repasse
Algumas unidades de saúde não foram contempladas com o repasse conforme orientação do Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde informou que os dados já estão atualizados no InvestSUS. Agora, o município aguarda a portaria da União com as atualizações e esses repasses para a prefeitura de Esmeraldas.

Rodada de discussão e informação
Durante a reunião, os profissionais da enfermagem tiveram a oportunidade de perguntar sobre suas dúvidas a respeito do repasse da Assistência Financeira. Representando a prefeitura, participaram da reunião o prefeito Marcelo Nonato, o secretário de Fazenda Luciano da Silva, a secretária de Saúde Suzane Avelar, a Responsável Técnica (RT) da enfermagem, Marcela Salatiel. Na representação dos trabalhadores, estavam presentes os diretores do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim Yara Diniz, Conceição Pimenta, Patrícia Kolansky e os delegados sindicais Ercília da Conceição Gonzaga e Jhon Lennon Barbosa dos Santos.

O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim também informou aos profissionais de enfermagem que o projeto de lei trata da Assistência Financeira complementar e que ainda não está instituído o Piso Salarial da Enfermagem.

O Sind-Saúde estará na trincheira da Luta para que o Piso Nacional da Enfermagem seja realidade.