Ocupa Galba Ortopédico

Contra arbitrariedades da Fhemig, trabalhadores decidem ocupar Galba Ortopédico por tempo indeterminado

Foto fachada ocupa

Os trabalhadores do Hospital Ortopédico Galba Velloso (HOGV) decidiram ontem, 08/08, ocupar a unidade após a gestão da Fhemig realizar o levantamento patrimonial dos bens do hospital e fazer a toque de caixa a transferência dos pacientes. A ocupação é por tempo indeterminado.

Ação da gestão ocorreu logo depois que deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) assumiram a defesa do funcionamento do HOGV. Ontem, os parlamentares fizeram visita técnica às dependências do hospital antes de participarem de reunião no auditório lotado pelos servidores.

Os deputados prometeram aos trabalhadores que levarão à audiência pública, a ser realizada amanhã (10) no Plenário IV da ALMG, a partir das 09h, as perguntas que a gestão se nega a responder sobre o fechamento do hospital previsto para o final do mês de setembro.

Visita técnica

Deputados e diretores do Sind-Saúde em visita às dependências do Galba Ortopédico ontem (08)

O esvaziamento do hospital pela gestão ocorreu um dia depois do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) denunciar que a decisão de fechamento não passou por nenhuma instância do controle social do SUS, tornando a medida irregular.

No final da tarde desta terça-feira, restavam apenas três pacientes internados no HOGV. O atropelo aos espaços democráticos pela Fhemig coloca ainda mais dúvidas sobre os motivos do fechamento que trabalhadores e usuários contestam.

O Galba Ortopédico apresenta dados de referência no atendimento na especialidade no Estado e a Fhemig não divulgou nenhum estudo da incorporação dos pacientes no serviço de saúde. Em Minas Gerais, a fila por cirurgia ortopédica chega a 15 mil pessoas.

Neuza fala com deputados

Deputados e trabalhadores em reunião no auditório do Hospital, depois da visita técnica dos parlamentares