Nota aos EPGS

Sind-Saúde não é contra a criação da gratificação


EPGS DA SES ATENÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) reafirma a posição de ser a favor da criação da gratificação dos EPGS na Secretaria de Saúde, que inclusive fez parte da pauta de reivindicações discutida com o governo durante o ano de 2012 e 2013. O Sindicato tentou encaminhar a decisão da categoria da assembleia do dia 13 de novembro em que os trabalhadores aprovaram o Termo de Acordo, excluindo a discussão sobre a incorporação da Gratificação Complementar das Fundações que precisava passar por um amadurecimento no debate.

O fato é que o governo, após terminada a assembleia, incluiu um trecho que ataca a liberdade de manifestação. O Sind-Saúde questionou a malandragem do governo que tentou enganar os trabalhadores e exigiu que o documento mantivesse apenas os pontos submetidos à assembleia. O Sindicato tem clareza que esta tentativa de impedir manifestações é um afronta a democracia e a autonomia sindical. Sabemos que amanhã qualquer de nós poderá ter motivos para protestar e esse direito não pode ser de forma alguma inibido.

O Sindicato mantem a disposição de assinar o Termo de Acordo, desde que o governo não plante armadilhas contra os trabalhadores.

Por fim, o Sindicato esclarece que a última assembleia geral, realizada no dia 20 de novembro, não contradisse a assembleia anterior. Apenas os trabalhadores afirmaram que a nova proposta do governo de incorporação da Gratificação Complementar aos salários para os outros órgãos, que mais uma vez é excludente, precisa considerar o nível fundamental e os ex-bolsistas das Colônias na Fhemig. Os trabalhadores reafirmaram ainda que exigem uma proposta que atenda também o nível médio e fundamental da SES que foram completamente esquecidos pelo governo. Essa é a luta futura.

A decisão de toda a categoria do Sistema Estadual de Saúde em momento algum colocou em contraponto a gratificação – merecida e reivindicada pelo Sindicato – dos EPGS.