Montes Claros divulga data de concurso público para preencher 2.478 vagas

De 15 a 30 de março, estarão abertas as inscrições para o concurso da área de educação da Prefeitura de Montes Claros, parte do processo que desencadeará na realização do maior certame público da história do município. Será o primeiro de uma série de quatro quatro editais que irão disponibilizar, ao todo, 2.478 vagas. As provas ocorrerão dia 16 de maio. São 963 vagas, em 22 cargos diferentes.

Em seguida, entre 1º e 30 de abril, poderão ser feitas as inscrições para preenchimento de 524 vagas na área da Saúde, em 52 cargos. As provas serão dia 20 de junho. O terceiro edital, que engloba 841 vagas, em 64 cargos técnicos e administrativos, em vários setores da Prefeitura, receberá inscrições entre 1° e 31 de maio, com a realização das provas marcada para 18 de julho. As inscrições para o concurso da Guarda Municipal serão entre 1° e 30 de junho. As provas serão dia 15 de agosto, para preenchimento de 150 vagas.

As inscrições poderão ser feitas no site www.cotec.unimontes.br, assim como a impressão do boleto para pagamento da taxa. Os doadores de sangue terão direito à isenção da taxa, de acordo com a Lei Municipal número 3.888, de 2007.

A secretária municipal de Administração, Martha Pompeu Padoani destaca que o elevado número de cargos foi responsável pela demora na divulgação dos editais do concurso. “São 139 cargos diferentes, o que se traduz em um programa de curso para cada cargo e uma prova diferente”, explicou a secretária. “O edital é a lei do concurso. Infelizmente, gera expectativa nos interessados, mas exige um aprofundamento e uma verificação maior”, afirmou, referindo-se ao cuidado que envolve a confecção de um edital de concurso.

 

Seleção pública

 

Além dos editais do concurso público da Prefeitura, também está acontecendo uma seleção pública para a contratação de 138 agentes comunitários de saúde e 27 técnicos em enfermagem. A secretária Martha Padoani explica que os classificados na seleção não serão servidores efetivos do município, mas terão seu cargo assegurado por tempo indeterminado, enquanto houver o Programa Estratégia de Saúde da Família.

A secretária de Administração revelou, ainda, que existem estudos, em parceria com o setor de saúde, para outro processo de seleção pública para a efetivação, por tempo indeterminado, nos moldes da escolha seletiva dos agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem, e para todos os profissionais que atuam no Programa Estratégia de Saúde da Família. “Houve um estudo preliminar e vamos passar para o departamento jurídico. Mas ainda está em fase de discussão”, comentou, a respeito do processo que pode selecionar cerca de 750 novos profissionais.

 

Fonte Hoje em Dia