Mobilização pelas 30 horas

Servidores lançam movimento para lutar pela redução da jornada sem redução salarial

30horas colete site3


Com coletes pretos exigindo a redução da jornada sem redução salarial, os servidores da Fhemig se mobilizam para conquistarem as “30 horas”. Os trabalhadores da saúde aguardam com ansiedade a resposta positiva do governo sobre a pauta de reivindicações, em especial na Fhemig, sobre as 30 horas.  Após 18 dias de greve, a categoria da saúde aprovou a suspensão do movimento por 30 dias para abrir negociação com o governo e ao final estabelecer uma proposta para acordo.

A redução da jornada de trabalho para 30 horas para os trabalhadores da saúde é uma necessidade que preserva a saúde do trabalhador e a segurança dos usuários. Por ser uma determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos municípios e estados do País já implementaram a redução da jornada e garantiram os mesmos salários. Minas Gerais foi na contramão do que acontecia no Brasil e, após greve dos servidores em 2012, apresentou a proposta de redução da jornada de trabalho penalizando os salários dos trabalhadores e mesmo assim não comprimiu a promessa de implementar de fato as 30 horas na Fhemig.   

Com dois anos de enrolação, os servidores mostram indignação e estão dispostos a intensificar a luta. O objetivo do movimento dos trabalhadores com o uso dos coletes pretos – uma referência ao luto e luta pela saúde de Minas Gerais – é chamar a atenção da população e dialogar com os usuários sobre a situação precária do funcionalismo estadual. 

 

30horas colete site

30horas colete site1

30horas colete site2

30horas colete site4

30horas colete site6

30horas colete site7 30horas colete site8

 

30horas colete site10

30horas colete site11

30horas colete site12

30horas colete site13

30horas colete site14

30horas colete site15

30horas colete site16

 

 “Conquistamos as 30 horas ou adoecemos”

“30 horas é melhorar a assistência prestada e melhorar nossa qualidade de vida”