Marco histórico: Dia Internacional da Enfermagem com garantia do tão reivindicado piso salarial

Aplausos não bastam! É preciso compromisso com a valorização real dos trabalhadores e trabalhadoras. Hoje se comemora uma grande vitória de uma luta de anos por condições salariais dignas para as trabalhadoras e os trabalhadores da área da saúde.

Nesta sexta-feira, 12 de maio, o presidente Lula sancionou a lei que destina R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso salarial da enfermagem. Foram longos anos de batalha, luta e sucateamento, mas finalmente os enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras terão seu trabalho valorizado. Um marco histórico, uma grande conquista que faz justiça a 2,8 milhões de trabalhadores.

A luta continua

A rotina de trabalho é desgastante e, as vezes parece que as conquistas merecidas como o piso salarial é algo tão distante de acontecer diante de uma espera tão longa, mas esse momento chegou. E isso só foi possível porque a categoria se organizou, se mobilizou e esteve vigilante a todo esse tempo. Conquistas são atingidas com perseverança, união e determinação, características naturais à enfermagem.

O piso foi uma grande conquista da categoria, mas essa luta não se encerra aqui. Ainda é preciso seguir lutando por muitas pautas que aflige mulheres e homens que exercem essa profissão hora tão árdua, mas por vezes, gratificante. É preciso continuar na luta pelas 30 horas sem redução salarial, por melhores condições nos postos de trabalho, contra precarização e tantas outras…

É por isso que o Sind-Saúde/MG vem parabenizar às trabalhadoras e trabalhadores pelo seu dia reiterar que o sindicato sempre estará ao lado da categoria na luta pelas melhores condições de trabalho e qualidade de vida.