Manifestação no dia do doador

000enforcamentohemominas2

Dia do doador marcado por manifestação dos servidores da Hemominas

Comemorado nesta sexta-feira (25), o dia do doador no Hemocentro de Belo Horizonte foi marcado não apenas pelo elevado número de doadores, mas também pela manifestação realizada pelos funcionários da Fundação Hemominas, que se enforcaram simbolicamente para demonstrar à sociedade a péssima situação em que trabalham. Com péssimos salários, acordos de greve descumpridos por parte do governo de Minas, desrespeito a direitos trabalhistas e sobrecarga de trabalho, os servidores da Hemominas – assim como de toda a saúde pública do Estado – estão com a corda no pescoço.

Dentre outras reivindicações, os funcionários cobram reajuste salarial de 5% – que durante a greve o governo prometeu para outubro desse ano mas até agora não cumpriu –, concurso público e revisão dos equívocos no plano de carreira e no reposicionamento.

Em respeito ao grande número de doadores que foram doar sangue, os funcionários continuaram trabalhando normalmente, mas deixaram o recado na entrada do Hemocentro, com faixas, cartas, cartazes e um boneco enforcado, que representou a situação precária dos servidores da Fundação. A manifestação chamou a atenção dos doadores e das pessoas que passavam pela Alameda Ezequiel Dias. A sociedade está cada vez mais inteirada da penosa situação dos servidores públicos mineiros, que trabalham com carinho e dedicação, mas não são respeitados e valorizados.

000enforcamentohemominas1