Manifestação da saúde em Uberaba denúncia fechamento de laboratório que atende 27 municípios

Em mais um ato contra a política do governo Zema de desvalorização dos servidores da  saúde, trabalhadores organizaram protesto nesta terça-feira (29/03) em Uberaba. As  manifestações ocorreram em frente a Superintendência Regional de Saúde (SRS), ao  Laboratório Macrorregional de Saúde Pública. O ato faz parte da mobilização dos servidores  da saúde que reivindicam aumento do reajuste salarial proposto pelo Zema e que está em  tramitação no legislativo, além da revisão do plano de carreiras e correções de  gratificações, como a Gages e a ajuda de custo.

 Está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMG) o Projeto de Lei que prevê reajuste  de 10,06% para o funcionalismo. Os trabalhadores da saúde contestam o percentual, já que  se refere apenas ao último ano de inflação e a categoria amarga uma década sem  recomposição salarial. Nesse sentido, os trabalhadores cobram um reajuste de 32,6% para  as perdas acumuladas do período.  O PL foi aprovado em primeiro turno sob um acordo  entre os parlamentares para que substitutivos a proposta sejam apresentados na segunda  etapa de tramitação. É agora, portanto, que o projeto vive um impasse no legislativo para  que os percentuais melhorem e as reivindicações do funcionalismo sejam atendidas.

 É nesse sentido que o Sind-Saúde/MG convoca os servidores da saúde para sensibilizarem  os deputados de sua região para defender a valorização da categoria. As galerias da ALMG  estarão abertas nesta quarta-feira (30/03) e os deputados estarão com o assunto em pauta  nas negociações internas. O Sindicato reforça para quem puder estar presente na Casa legislativa também contribua para essa fase de defesa das demandas. Estão sendo  negociadas três emendas que impactam os servidores da saúde: mudança na Gages,  proposta de reajuste de 33% e o abono SUS.

 Zema quer transformar laboratório de Saúde Publica Macrorregional de Uberaba, somente  em gerenciamento de amostras biológicas,  dentre outras amostras de interesse de saúde pública.
Durante as manifestações em Uberaba, os servidores denunciaram a tentativa do governo  de transformar o Laboratório Macrorregional de Saúde Pública, que atende as 27 cidades  da região  do Triângulo Sul , além  de outra cidades do Triângulo Norte, somente  em  recepção e gerenciamento de amostras. Os servidores alertam para o grave risco dessa  proposta. O distanciamento do processo de coleta e análise de resultado pode gerar um atraso sem precedentes no tratamento do usuário. O medo é da vigilância  em saúde ser afetada grandiosamente com essa atitude impensada do governo Zema. Atualmente o Laboratório tem um papel fundamental de diagnóstico de algumas etiologias  frequentes na região, principalmente das arboviroses, durante as sazonalidades de  dengue, e com diagnóstico de pacientes com HIV e tuberculose, além de outros  serviços.

 “O que o governo Zema quer fazer: quer tirar todo mundo daqui, deixar 4 pessoas para  receber amostras e levar para BH. Enquanto nossos colegas levam em torno de 10 dias para levar o resultado para os municípios para iniciar tratamento, o que vai acontecer?” questionou uma trabalhadora.