Janeiro promete lutas na saúde


Em assembleia conjunta, trabalhadores da Fhemig e Hemominas avaliam as últimas negociações com o governo do estado e já tem data para continuidade das lutas em janeiro

O calendário de lutas do Sind-Saúde/ MG de 2017, se encerrou com a assembleia dos(as) servidores(as) das fundações FHEMIG e HEMOMINAS em uma assembleia conjunta. Hoje (28/12), a força de trabalho se reuniu às 10h, em frente à Fhemig Central, para fazer uma avaliação das últimas negociações do sindicado com as fundações. A últimas reuniões do Sind-Saúde/MG com as entidades foram: FHEMIG no dia 22/12, e HEMOMINAS na tarde de ontem (27/12).

votação

O motivo da convocação dos trabalhadores ter sido em frente à FHEMIG Central foi também para fazer ouvir na administração da Fundação, que o sindicato bem como os trabalhadores, vieram reivindicar a redução da jornada de trabalho dos servidores da Fhemig, com urgente apresentação do cronograma de implementação. Esta foi a principal pauta que o sindicato levou para a reunião da semana passada. O governo, mais uma vez, alega que a impossibilidade da implementação da redução para todas as categorias está vinculada à lei de responsabilidade fiscal. Em contra proposta, o Sind-Saúde/MG colocou a redução imediata para todos as categorias que não tem impacto financeiro, e essa deve ser a pauta central da próxima reunião marcada entre sindicato e fundação, no próximo dia 5 de janeiro. A Fhemig afirmou acatar a proposta e já encaminhou à Seplag. 

28 Assembleia Neuza 01

As categorias que não teriam impacto no orçamento no caso da adequação da carga horária seriam de nutricionistas, psicólogos, auxiliares administrativos e assistentes sociais. Para essas profissões, inclusive, já existe lei federal que dispõe sobre a carga horária de 30 horas semanais. Na enfermagem, segundo informação da Fhemig, confirmada por estudos, qualquer um dos níveis que tivesse hoje a carga horária reduzida causaria grande impacto financeiro. Apesar de não serem contempladas todas as profissões na implementação imediata, o Sind-Saúde/MG acredita na importância de se iniciar a redução ainda que seja em parte dos servidores, posto que uma vez iniciada, ela abre caminho para as demais categorias. Foi comunicado aos trabalhadores que possívelmente terá que fazer algum remanejamento interno para adequação das escalas.   

Através de votação, os trabalhadores da FHEMIG concordaram em dar início à redução pelas carreiras que não tem impacto, e por nova assembleia geral dos servidores, com informes das reuniões dos  dias 5 (reunião Fhemig) e 9 de janeiro, quando novamente todas as fundações estarão em reunião com o governo do estado, no BDMG. Com relação pagamento do décimo terceiro para as demais categorias, o sindicato informou aos trabalhadores que entra hoje com uma ação judicial cobrando do governo isonomia no trabalho e pagamento em duas parcelas para todo funcionalismo estadual.

28 Assembleia Ediné 01

Em reunião com a Fundação Hemominas na tarde de ontem (quarta-feira),  o Sind-Saúde/MG pautou as onze reivindicações dos(as) servidores(as) da Fundação aprovada na última assembleia.  Para alguns itens, a gestão sinalizou positivamente e para outros mostrou desconforto alegando dificuldades financeiras. Em todos os itens afirmou aguardar posição do governo e salientou o bom relacionamento da Fundação com a administração central. 

Confira os detalhes da negociação na matéria no site, clique aqui

Beatriz Cerqueira, Presidenta da CUT participa da assembleia da Hemominas e Fhemig

bia

A mobilização de hoje contou com a presença da presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e diretora do SindiUTE,  Beatriz Cerqueira. Ela chamou atenção para a emergência de se intensificar a luta por direitos no início de 2018, tendo em vista as eleições de fim de ano que dificultam ainda mais o encaminhamento das pautas do funcionalismo a partir no mês de março. Salientou a importância de estarmos firmes na luta contra reforma da previdência, sobretudo pela condição de servidores públicos que são grandes prejudicados nas novas medidas. Beatriz parabenizou os trabalhadores da saúde pelas últimas mobilizações que mostraram nas ruas a grande indignação e luta do funcionalismo.


22-Reunião Governo Sind-Saúde

22 reunião Fhemig

No dia 22 os diretores do Sind-Saúde estiveram reunidos com representantes do governo e da Fhemig para discutir as reivindicações da categoria