Gestão de São Joaquim de Bicas se compromete a implementação da Mesa SUS

Em reunião com representantes dos trabalhadores da saúde e do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) Núcleo Regional Betim nesta terça-feira (28/02/2023), a secretaria de saúde de São Joaquim de Bicas recebeu e fez a discussão de todos os itens de reivindicações dos trabalhadores para a campanha salarial. Essa foi a primeira reunião de negociação para tratar da pauta de reivindicações 2023 dos trabalhadores da saúde de Bicas. A pauta foi aprovada pela categoria em reunião realizada no dia 23 de janeiro e protocolada na prefeitura no dia 27 do mesmo mês.

Durante a reunião, foi informado que está sendo elaborado a portaria para implementação da Mesa SUS. O Sind-Saúde irá encaminhar ofício à prefeitura com os nomes que irão compor a Mesa SUS na representação dos trabalhadores após reunir com a categoria. A implementação da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS é uma das pautas aprovadas em assembleia virtual dos/as trabalhadores/as da saúde do município de São Joaquim de Bicas.

O pagamento do piso salarial da enfermagem também foi abordado no encontro. A secretária municipal de saúde de São Joaquim de Bicas Talita Marcelle Paiva reafirma a disposição de diálogo e negociação sobre a pauta de reivindicação.A secretária afirmou que a pauta será levada para apreciação da procuradoria do município e, após alinhamento, será agendada reunião com o prefeito.

Estavam presentes na reunião: os representantes dos trabalhadores/as, Diego Domênico, Vânia Maria e Uarliton Nicaci, a diretora do Sind-Saúde/MG Núcleo Regional Betim Yara Diniz e a secretária de Saúde Talita Marcelle Paiva.

Ficou acordado que a próxima reunião com retorno da pauta será no mês de abril.

Na reunião também foi feito um breve levantamento das conquistas de reivindicações de 2022.

Que são elas:
*Reajuste salarial de 10,16%.
*Abono 5% do SUS
*20 dias uteis de paternidade.
*Folga de aniversário.

• Implementação do previne Brasil

O Sind-Saúde Núcleo Betim, reforça a necessidade do avanço na pauta de reivindicação 2023 que reconheça e valorize quem cuida da saúde da população de São Joaquim de Bicas.