Fica UOGV

Trabalhadores da Unidade Ortopédica Galba Velloso protestam contra fechamento do Bloco e do CMT

Galba 2 no transito


  Reunidos em assembleia na manhã desta quarta-feira, 05/07, os trabalhadores da Unidade Ortopédica Galba Veloso (UOGV) votaram em maioria para que o serviço seja mantido em funcionamento. Eles também rejeitaram a remoção da equipe para o Hospital João XXIII.  O Sind-Saúde deve enviar ofício ainda hoje requerendo reunião com o presidente da Fhemig em caráter emergencial para buscar esclarecimentos sobre a situação.

 A Unidade está com três das quatro salas do bloco cirúrgico interditadas pela Vigilância Sanitária desde o dia 30 de junho (sexta-feira).  Os servidores foram comunicados do remanejamento para o Hospital João XXIII por meio de um documento emitido pelo HJXXIII e enviado por e-mail nesta terça (04).


Assembleia Galba 1

Os trabalhadores repudiam a forma como o serviço de ortopedia, que executa em média 280 cirurgias por mês, a cidadãos de todo o Estado, vem sendo tratado pelo governo.  Os servidores protestam contra a falta de diálogo da gestão que ameaça, de forma arbitrária, fazer o remanejamento compulsório da equipe.  

E-mail remanejamento Galba ortopedico

Decisão arbitrária do remanejamento foi comunicada através de e-mail sem abertura de dialogo

O Sind-Saúde esclareceu que, embora a Fhemig reivindique a lotação dos trabalhadores da UOGV no HJXXIII, os servidores da Unidade Ortopédica nunca receberam a mesma remuneração que os trabalhadores do HJXXIII. Pelo contrário, sempre receberam negativas às reivindicações históricas de extensão de gratificações. O Sindicato reafirmou que se estes trabalhadores forem reconhecidos como servidores lotados no HJXXIII a remuneração deverá ser a mesma, incluindo pagamento de todos os retroativos.

Os servidores denunciaram que a situação detectada pela Vigilância Sanitária, que levou à interdição de partes da Unidade, não aconteceu da noite para o dia e é fruto do abandono do governo nos últimos anos. “O que vemos aqui é uma maquiagem como a pintura (das paredes) e nada de reforma estrutural, apesar de sabermos que existem verbas para isso”, disse um servidor. Durante a assembleia, o usuário Otávio Oliveira, fez questão de elogiar o atendimento recebido na Unidade Ortopédica, agradecendo o trabalho de toda a equipe.

Manifestação

Durante a mobilização, os trabalhadores realizaram passeata na região para chamar atenção da população para o problema. A categoria seguiu em marcha pela Rua Conde Pereira Carneiro, até a Avenida Amazonas na altura do Parque de Exposição Gameleira. A manifestação interrompeu uma das vias da avenida, sentido bairro, para alertar os que passavam por ali.

Galba Ortopedico Rua

 

Cobrança ao governo

Ao cobrar do governo uma solução, o Sind-Saúde/MG recebeu a informação de que a interrupção das cirurgias não era de conhecimento geral.  Com a movimentação dos trabalhadores, o assunto deverá ser discutido agora em instância maior. A Unidade Ortopédica está sem gestão desde o início do ano. Mas antes disso a administração da UOGV já era comprometida. O diretor da unidade mantinha mais dois cargos de alta demanda na Fhemig. Além de administrar o Galba Ortopédico, era diretor do HJXXIII e vice-presidente da Fhemig. O Sind-Saúde reivindica um diretor especifico para a unidade que possa resolver questões diárias e complexas como a vivida hoje. 

Foto 3 diretores e assembleia

Otávio Oliveira usuário

Usuário Otávio Oliveira elogiou o atendimento e agradeceu o trabalho dos servidores