Eleita nova direção da CNTSS

Sind-Saúde continuará a compor a direção da CNTSS. Congresso também aprovou Plano de Lutas para 2013/2016

diretoria da cntss

Com informações de Assessoria CNTSS/CUT

De 27 a 31 de maio, cerca de 380 delegados de todo o país estiveram presentes no 6º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), que discutiu várias questões relativas ao cotidiano dos trabalhadores da seguridade social, definiu o Plano de Lutas da Confederação para os próximos anos e elegeu a diretoria para o mandato 2013/2016. Diretores do Sind-Saúde continuarão na composição da diretoria da CNTSS: Reginaldo Tomáz será o vice-presidente e Renato Barros e Berenice de Freitas serão diretores nacionais.

Cerca de 180 sindicatos das categorias que compõem o Ramo da Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social), dos setores público e privado, estavam representados neste Congresso. Os delegados presentes ao processo de votação elegeram por unanimidade a nova Direção da CNTSS/CUT. Foram eleitos os dirigentes para as seguintes instâncias da Confederação: Direção Executiva (14), Direção Nacional (17), Suplência (7), Conselho Fiscal (3) e Suplência do Conselho Fiscal (93) – lista completa logo abaixo.

Para a presidente da gestão anterior, Maria Aparecida Faria, o 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT foi um momento rico de discussão para a categoria. Foi uma agenda com palestras e conferências que abordaram temas importantes para as lutas desenvolvidas por nossos Sindicatos. A Seguridade Social tem um peso muito significativo dentro da estrutura social. As várias políticas públicas desenvolvidas em todo o país permitem agregar desenvolvimento econômico e social.

De acordo com a presidente, “reunir cerca de 380 delegados de todo os estados do país para debater e propor políticas que valorizem os trabalhadores da seguridade social e que tragam mais qualidade ao atendimento prestado aos usuários do sistema, é, sem dúvida nenhuma, um momento muito importante de organização da classe trabalhadora. Também vejo que este Congresso acontece num momento em que a Confederação completa 18 anos de criação e demonstra de forma clara e inequívoca o amadurecimento de sua organização e de seu poder de mobilização,” destaca.

O 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT teve em sua agenda temas como: ‘A Seguridade Social na Perspectiva do Desenvolvimento do Brasil’, Análise da Conjuntura Nacional e Internacional; Previdência Social e os Trabalhadores; Força de Trabalho na Seguridade Social; e Gestão e as relações de trabalho na Seguridade Social.

Confira a os dirigentes eleitos:

DIREÇÃO CNTSS/CUT 2013-2016

DIREÇÃO EXECUTIVA
1. Presidente: Sandro Alex de Oliveira Cezar – Sintsaúde RJ
2. Vice-presidente: Reginaldo Tomaz de Jesus – Sindsaúde MG
3. Secretaria Geral: Célia Regina Costa – Sindsaúde SP
4. Tesouraria: Francisca Alves de Sousa – Sindsprev PE
5. 1ª. Tesouraria: Cláudia da Silva Santos – Enfermeiros RS
6. Secretaria de Relações Internacionais: Arlindo da Silva Lourenço – Psicólogos SP
7. Secretaria de Comunicação: Terezinha de Jesus Aguiar – Sintfesp GO/TO
8. Secretaria de Formação: José de Ribamar Santos de Assis – Sindsaúde PA
9. Secretaria de Organização: Raimundo Rodrigues Cintra – Sindsprev BA