Denuncia em Betim

Sind-Saúde/MG Núcleo Regional Betim denuncia falta de profissionais e de condições de trabalho nas UBS do município

       Pasta-conceicao-123-editada


       Sind-Saúde/MG, Núcleo Regional Betim, realizou nesta última quinta-feira, 21/01, uma reunião com a Diretoria do Conselho Estadual de Enfermagem de Minas Gerais (COREN) para tratar da falta de profissionais para atender a população de Betim.

Participaram da reunião as diretoras do Sindicato Berenice de Freitas, Conceição Pimenta e Leide Cássia Fernandes e também os servidores Reginaldo (Enfermeiro) e Agnaldo (Técnico de Enfermagem), da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro PTB, em Betim.

Além de discutir uma solução para a falta de profissionais de enfermagem nas unidades de saúde em Betim, em especial os fatos que vem ocorrendo na UBS PTB, o encontro teve como objetivo encontrar a melhor forma de resguardar os profissionais, já que a gestão não está resolvendo os problemas das unidades.

Entenda o que vem acontecendo: Os profissionais da UBS PTB vêm, desde maio de 2014, comunicando à secretaria de saúde de Betim a falta de profissionais e as dificuldades que isso vem trazendo para o atendimento aos usuários. Esse problema vem causando muito desgaste aos trabalhadores e, infelizmente, nenhuma providência foi tomada pela gestão para solucionar essa demanda.

O ápice desse problema foi a paralisação da sala de vacina da unidade, no ano passado. De forma intransigente, a secretaria de saúde abriu processo administrativo sem ouvir os trabalhadores, sem se quer tentar encontrar uma solução razoável para a falta de profissionais. Isso causou indignação a toda equipe e ainda persiste a situação.

O Sind-Saúde /MG, Núcleo Regional Betim, tomou uma série de providências, entre elas, realizou reunião na UBS com os servidores e representantes da secretaria de saúde; Enviou ofício comunicando a situação à prefeitura/secretaria de saúde, ao Ministério Público e ao COREN/MG. Mas até o momento a situação não foi resolvida.

Após diversas conversas entre o Sind-Saúde/MG e o Conselho Regional de Enfermagem, foram levantados os seguintes encaminhamentos:

 

  • – O Sind-Saúde/MG encaminhará todos os documentos que dizem respeito aos problemas de falta de profissionais e condições de trabalho em Betim para o COREN/MG, para que sejam tomadas as devidas providências;
  • – O presidente do COREN irá solicitar uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Betim para iniciar um diálogo sobre as denúncias;
  • – A fiscalização do COREN irá visitar as unidades que são objetos de denúncia no Conselho, a começar pela UBS PTB.
  • – O Sind-Saúde MG/Núcleo Regional Betim também esclareceu para a diretoria do COREN que irá enviar outras denúncias do município de Betim, e outros municípios, como Ibirité e São Joaquim de Bicas, que também estão sofrendo com a falta de pessoal e oferecendo condições de trabalho que não favorecem o desempenho das atividades dos profissionais da saúde.
Estiveram presentes na reunião os seguintes representantes do COREN:
O Presidente – Enfo. Marcos Rubio
Vice-Presidente: Enfa. Márcia do Carmo Bizerra Caúla
Primeira-Secretária: Enfa. Kaciane Krauss Bruno Oliveira
Primeira-Tesoureira: Enfa. Lisandra Caixeta de Aquino
Segunda-Tesoureira: TE. Adriana Aparecida da Silva Pinheiro
Coordenadora da Uinidade de Fiscalização do Coren/MG- Lélia Vieira Póvoa


Pasta-conceicao-124-editada
 
Pasta-conceicao-121-editada