Defesa do SUS em Brasília
Sind-Saúde presente na 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, em Brasília
Diretores do Sind-Saúde e lideranças dos trabalhadores se juntaram a mais de mil pessoas de todo o Brasil para participar da vigésima primeira edição da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, realizada nos dias 4 e 5 em Brasília. A participação dos diretores do Sindicato aconteceu na qualidade de conselheiros de Saúde, Municipais, Estadual. A plenária foi realizada dentro da programação da Semana da Saúde 2018, uma grande mobilização nacional com ações marcadas para ocorrer entre 2 e 8 de abril com o objetivo de valorizar o SUS e fortalecer a luta contra os retrocessos recentes nas políticas de saúde.
A atividade será preparatória para 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai trazer o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A 16ª Conferência terá como tema “8ª + 8 = 16ª”, uma referência à 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco na história das conferências, conformando as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 1988, que consolidou o SUS.
Manifestação contra EC 95
Na manhã desta quinta-feira (05/04), os participantes da Plenária realizaram uma marcha para entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) o abaixo-assinado em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como objetivo vetar a Emenda Constitucional 95/2016. A mudança na Constituição congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos e já está em vigor desde o início de 2018. A manifestação partiu do Ministério da Saúde em passeata até a Praça dos três poderes e houve a entrega de 70 mil assinaturas do abaixo assinado somos amigos das causas ao STF.
Caravana mineira saiu da capital e de Montes Claros na terça (10) e participou também das atividades da Semana da Saúde 2018