Crime da mineradora Samarco

Fórum Sindical e Popular da Saúde do Trabalhador discute um ano da tragédia de Mariana

26 Fórum Trab.

Nesta quarta, 26, a reunião mensal do Fórum Sindical e Popular da Saúde do Trabalhador foi realizado na sede da CUT-MG em Belo Horizonte.

Os trabalhadores estão se preparando para participar das atividades que vão marcar um ano da tragédia da Samarco em Mariana que matou 19 pessoas no dia 05 de novembro de 2015 deixando um rastro gigantesco de destruição ambiental.

Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, será realizada uma marcha que sairá do Espírito Santo, passando por cidades capixabas e mineiras atingidas pela lama até chegar a Mariana, no dia 02/11 à noite. Estão confirmadas presenças de artistas e bandas de música, trabalhadores e membros da sociedade civil organizada.

Nos dias 03 e 04, em Mariana, o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) organiza atos para debater a situação atual da tragédia. No dia 03, as entidades participantes da Marcha vão fazer um balanço do ato de protesto e, no dia 04, técnicos de entidades diversas como integrantes do Ministério Público vão avançar nos debates.

Na manhã de 05 de novembro, em Bento Rodrigues, haverá um ato de protesto contra o decreto do governo do estado que destina a área arrasada pela lama para a construção de barragem.

Conforme os trabalhadores do Fórum, além das perdas humanas e materiais, os moradores da área atingida pela lama estão passando por graves problemas de saúde como doenças de pele e complicações intestinais. Ainda segundo os trabalhadores, a falta de compromisso da mineradora Samarco em relação às consequências da tragédia é total.