Contra PL 4330

Ato na Praça Sete reuniu centrais no Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações

Ato07

Escrito por: Rogério Hilário/CUT-MG

Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), sindicatos e entidades CUTistas, CSP Conlutas, CTB, Força Sindical, Nova Central e movimentos sociais se uniram na tarde desta sexta-feira (30), na Praça Sete, Centro de Belo Horizonte, em ato público do Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações. A manifestação foi o auge de uma data marcada por paralisações de rodoviários, bloqueio de rodovias, acampamento de educadores em frente à residência oficial do governador Antonio Anastasia, mobilizações em bancos e empresas, atos e movimentos na capital e em todo o Estado. Durante o ato, coordenado pelo vice-presidente da CUT/MG, Carlos Magno de Freitas, foram distribuídos panfletos para informar a população as lutas da classe trabalhadora e, principalmente, buscar apoio contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que estabelece a terceirização sem limites nos setores público e privado.

Para a presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, o Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações foi muito positivo em Minas Gerais. “A CUT acertou ao focar as manifestações na luta contra o PL 4.330 e, com isso, dialogar com a população e mostrar o quanto o projeto é nocivo para os trabalhadores e para a sociedade. Distribuímos mais de 50 mil panfletos com o tema. O importante também é que articulamos mobilizações em todo o Estado. Elas aconteceram em Montes Claros, Uberlândia, Divinópolis, Vale do Aço, Zona da Mata, Sul de Minas, Norte de Minas. Aconteceram paralisações, fechamento de rodovias, mobilizações de eletricitários, bancários, rodoviários, trabalhadores em educação e de muitas outras categorias.”

“O PL 4.330 é o assassinato dos trabalhadores e o fim da CLT e o direitos da classe trabalhadora. A população precisa entender que o direito dos trabalhadores está ameaçado. Não podemos deixar que ele seja aprovado e, por isso, a CUT está de parabéns de focar o dia na luta contra a terceirização. Só a luta de todos os trabalhadores vai impedir a aprovação deste projeto”, disse o secretário de Meio Ambiente da CUT/MG e presidente do Sindágua-MG, José Maria dos Santos.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de BH e Região, Clotário Cardoso, a união da classe trabalhadora e das centrais na luta contra terceirização é fundamental na atual conjuntura. “Projeto como o PL 4.330 praticamente acaba com categorias como os bancários. Ele precariza totalmente as condições de trabalho. A Central Única dos Trabalhadores, os sindicatos e as demais centrais estarão no dia 3 de setembro em Brasília, para pressionar a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania não aprovar este projeto. Vamos barrar este projeto.”

Bloqueio

CUT/MG, Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-MG), CTB, Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem e Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, em manifestação pelo Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações, ocuparam e fecharam por uma hora e meia a BR-381, Rodovia Fernão Dias, no trevo da Fiat Automóveis, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A marginal da rodovia sentido São Paulo também foi bloqueada. O bloqueio começou por volta das 5 horas desta sexta-feira (30) e terminou às 7h30.
O bloqueio atrasou a entrada para o turno e a saída dos metalúrgicos da montadora. Shakespeare Martins de Jesus representou a CUT Nacional na manifestação, que contou com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem e da FEM/CUT-MG.

Rodoviários

Desde as 5h da manhã desta sexta-feira (30), motoristas e cobradores e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Belo Horizonte fizeram manifestação e fecharam as Estações de ônibus do Barreiro e Diamante, em Belo Horizonte. Nenhum veículo saiu do local, o que afetou aproximadamente 170 mil usuários que utilizam os dois locais diariamente.

Após sete horas e 30 minutos de interdição, a estação Barreiro foi liberada no início da tarde desta sexta-feira (30), na capital. A estação Diamante, que também estava parada, foi liberada um pouco mais cedo, por volta de 11h. Segundo o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte, Carlos Henrique Marques, o protesto foi acompanhado pelo ato que foi convocado pelas centrais sindicais de todo o país. Os manifestantes reivindicaram contra o projeto de lei de 2012 que pretende tirar cobradores do horário noturno, feriado e domingo.

Palácio das Mangabeiras

Trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais iniciaram na manhã desta sexta-feira (30), um protesto na entrada principal do Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, residência oficial do Governador do Estado, Antonio Anastasia. Eles ficarão acampados no local por tempo indeterminado.

O movimento faz parte das atividades de adesão ao Dia Nacional de Paralisação. Segundo a presidenta da CUT/MG e coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, o protesto é pelo descongelamento da carreira, pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, fim das perseguições e por uma efetiva negociação da pauta de reivindicações.

A categoria já realizou três greves pelo Pagamento do Piso Salarial, de acordo com a Lei Federal 11.738/08 (2008, 2010 e 2011), mas o Governo de Minas não pagou o Piso e ainda criou o subsídio, que incorpora todas as gratificações, inclusive, o auxílio transporte.