Colônia Santa Isabel

Colônia Santa Isabel realiza o 24º Concerto Contra o Preconceito

Na manhã de ontem, 26 de janeiro, a unidade hospitalar da rede FHEMIG e a Colônia Santa Isabel em Betim realizaram a abertura do 24º Concerto Contra o Preconceito – Seminário: O enfrentamento da Hanseníase em Betim, Memórias e Reencontros. O evento, que acontece durante a Semana Mundial da Hanseníase, possui uma programação diversificada, que vai até o dia 28 de janeiro, sábado, com atividades culturais, esportivas e educacionais, visando celebrar a diminuição do preconceito e também chamar atenção das autoridades e da população para os pacientes e trabalhadores da Colônia Santa Isabel.

Durante abertura, a enfermeira Magda Levantezi apresentou ao público um panorama geral atualizado das 33 ex-colônias de hanseníase existentes do Brasil. Depois, foi a vez da Coordenadora Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), Lucimar Batista da Costa relembrar a trajetória de Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacural, internado na colônia Souza Araújo, em Rio Branco, no Acre e conhecido pelo seu ativismo em lutas sociais e por ser fundador do MORHAN.

Em seguida, pacientes, trabalhadores e sindicalistas foram homenageados com um vídeo de agradecimento (vídeo abaixo). O Sind-Saúde aproveitou a oportunidade para explicar a importância dos trabalhadores e também dos cuidados com a saúde física e mental deles, que vivenciam diariamente o preconceito e o descaso das autoridades.

O Sindicalista Eni Carajás apresentou o videoclipe produzido pelo Sind-Saúde “A Nossa Colônia Santa Isabel”, do rapper Tula Black e Coral Tangarás de Santa Isabel. Depois, os participantes do concerto seguiram o Cortejo Guarda de Moçambique/ Nossa Senhora do Rosário até o Museu Memorial Luiz Veganin, onde o prefeito da cidade de Betim, Vittorio Medioli, falou ao público que a prioridade de sua gestão é cuidar e resolver os problemas da região da Colônia Santa Isabel.