Cilada no piso: Vespasiano faz cortes em contracheque e salário de profissionais da enfermagem vem quase zerado

A surpresa e indignação tomou conta dos profissionais da enfermagem de Vespasiano nos últimos dias ao terem acesso ao contracheque virtual. A prefeitura de Vespasiano conseguiu transformar a conquista do piso salarial da categoria em um pesado na cidade. O contracheque de dezembro, referente ao pagamento do mês de novembro, apresentou descontos vultuosos no salário. Depois de trabalhar o mês inteiro, alguns servidores irão receber alguns centavos, como é o caso da imagem abaixo, com desconto somente do Imposto de Renda de R$1.837,92, fez com que a técnica de enfermagem rebecesse de salário R$0,82:

Revoltados com a situação, os profissionais de enfermagem de Vespasiano se reuniram em assembleia virtual, organizada pelo Sind-Saúde, na tarde desta quarta-feira (29). Com ampla participação, os trabalhadores votaram por unanimidade que a partir desta quinta (30) todos trabalharão de roupa roxa para denunciar esse descaso da gestão municipal com os trabalhadores que vivem de seus salários. A categoria também não descarta um movimento grevista. O Sind-Saúde aguarda os esclarecimentos da prefeita, Vice, vereadores  e equipe, de quanto o governo federal enviou no CPF de cada trabalhador e uma nova reunião acontecerá na sexta-feira (amanhã, dia 01/12), as 17hs também em formato digital, com indicativo de greve.

Para o Sindicato, o desconto de quase a totalidade dos salários também contradiz a legislação, já que normas trabalhistas impedem a corte de mais de 30% da remuneração. Os trabalhadores manifestaram grande revolta com a desumanidade dos gestores de aplicarem uma folha de pagamento praticamente sem salário para os profissionais que já tem dificuldades de subsistência com a realidade salarial da prefeitura, sem ao menos direcionar um comunicado prévio aos profissionais.

Nem mesmo os critérios para o pagamento da complementação do piso é entendido pelo trabalhador com clareza. A diretora do Sind-Saúde Lionete Pires lembrou que alertou os vereadores sobre a irregularidades no projeto de lei que a prefeitura apresentou sobre o repasse e a falta de informações sobre valores e prazos de pagamento.

A orientação do departamento jurídico da entidade é que os trabalhadores preencham o formulário abaixo e entregue ao Recursos Humanos da prefeitura pedindo esclarecimentos à prefeitura sobre o repasse, e que seja repassado para o Núcleo imediatamente para que medidas necessárias possam ser tomadas.

A diretora do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim Yara Diniz também participou da Assembleia e alertou aos trabalhadores sobre a importância de se ater as orientações do Sindicato e seu jurídico para que não venha ter nenhuma decisão individual, e sim coletiva, para que nenhum trabalhador tenha mais prejuízo do que já vem tendo.

Servidores gravam vídeo com nariz de palhaço e intensificam indgnação com “salário zero”: