Calor e trabalho

Sol escaldante em Minas Gerais expõe ainda mais ACS e ACEdownload 1

A temperatura alta dos últimos tempos incomoda todo mundo que tem que aumentar a preocupação com a hidratação e exposição ao sol. Essa realidade é cruelmente mais presente para os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS) que tem uma rotina de duras caminhadas e em muitos municípios sem proteção garantida como bonés, protetor solar e garrafas de água mineral.

A realidade dos agentes é ainda muito diferente de cidade para cidade e também muito precária na maioria delas. As metas para controle da dengue e outras doenças trazem um esforço muitas vezes sobrenatural incompatível com a estrutura oferecida pelas prefeituras.

É nesse sentido que o Sind-Saúde/MG faz um alerta aos trabalhadores para que redobrem a atenção com sua saúde, se mantenha sempre protegido da exposição ao sol e bebam muita água. Um debate fundamental que os trabalhadores devem fazer em conjunto com o Sindicato é sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), as condições de trabalho e uma jornada de trabalho diferenciada.