“Agente falando com a gente”: 1ª Conferência Livres dos ACS e ACE de Lagoa Santa discute melhorias no trabalho

Uma iniciativa exitosa para melhorar o trabalho dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) foi realizada nesta sexta-feira (15/09) em Lagoa Santa. A primeira edição da Conferência Livre dos Agentes teve como mote “Agente falando com a gente” e apontou uma série de proposta para valorizar os profissionais e fortalecer as políticas de saúde no município. Em parceria com a gestão e com participação efetiva dos trabalhadores, a Conferência foi representativa e muito produtiva.

A diretora do Sind-Saúde/MG Lionete Pires participou da mesa de um dos eixos, parabenizou a iniciativa e sugeriu que a experiência ocorra em outros municípios. “É de extrema importância que o exemplo da Conferência Livre de Lagoa Santa ocorra em outros municípios pelo Brasil afora. A Conferência, depois de tempos o negacionismo que dominou o país, traz construções de um novo tempo na defesa do SUS. Foi um momento de inclusão da juventude trabalhadora do SUS em Lagoa Santa”, salientou.

Entre outras coisas, foi aprovado na Conferência a organização sindical dos Agentes, o cumprimento da Emenda Constitucional 120 em relação a aposentadoria especial, a melhoria na segurança nas unidades de saúde. O consolidado das sugestões deverá ser entregue à gestão municipal e as questões que envolvem a esfera estadual e nacional serão encaminhadas aos respectivos Conselhos de Saúde.

A Diretora da Fenasce Vanessa Ferreira de Itabaiana enviou um depoimento por vídeo emocionado, parabenizando a Conferência. Pontuou sobre a importância do evento, e defendeu pautas da categoria como a necessidade de equipamentos de proteção individual de qualidade e criação de Políticas de qualificação dos trabalhadores. Também participaram da atividade agentes convidados das cidades vizinhas Vespasiano e Santa Luzia.