Abono já está na folha

Categoria receberá no 5º dia útil de setembro; Sindicato garante direito aos contratados

18 reunião com governo lucia

O Sind-Saúde/MG esteve reunido com o Secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, em reunião na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) na tarde desta terça-feira (18/08) para discutir questões relacionadas à saúde.

Os(as) trabalhadores(as) estaduais da saúde receberão no mês de setembro (contracheque de agosto) o abono de R$190,00 – garantido pela campanha reivindicatória do início do ano promovida pelo Sind-Saúde. O retroativo ao mês de junho será confirmado pela Seplag, mas o Sindicato cobra pagamento imediato. Os contratos também terão direito ao abono, conforme reivindicação apresentada pela entidade sindical.

O abono será incorporado ao vencimento básico, em quatro parcelas de R$ 47,50, nas seguintes datas: 1º outubro de 2015 (primeira parcela); 1º janeiro de 2016 (segunda parcela); 1º de abril de 2016 (terceira parcela); e 1º julho de 2016 (quarta e última parcela).

Além deste conquista, o Sind-Saúde relembra a categoria que outros compromissos foram firmados pelo governo. Ainda no mês de agosto, a gestão deverá apresentar a proposta de revisão da carreira e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem prejuízo dos salários. Se contar pela data de assinatura do Termo de Acordo, os 90 dias estipulados pelo próprio governo para entregar os estudos da carreira encerrariam nesta semana. Uma reunião entre o Sind-Saúde e governo estaria marcada para o dia 25 de agosto, mas a agenda ainda não foi confirmada pela gestão.

Conta-gotas para aposentados

O Sindicato levou ao governo a insatisfação dos(as) aposentados(as) que só terão acesso ao valor nas parcelas de incorporação. O Sindicato critica a forma diferenciada que os inativos foram tratados, com o pagamento de 3 em 3 meses de R$47,50. Apenas em julho de 2016 o valor de R$190,00 será recebido pelos aposentados.