Vitória em Patos!

Agentes de saúde e endemias de Patos de Minas recebem o piso salarial

11

Nessa sexta-feira (30/01) os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) de Patos de Minas tiveram uma ótima surpresa ao receber o salário. Pela primeira vez desde que a Lei Federal 12.994, que define o piso dos agentes a R$1014,00, foi implantada, os trabalhadores receberam o que era de direito.

A Lei foi instituída em Junho de 2014, mas muitos munícipios insistem no não cumprimento. Em algumas cidades o piso já está sendo pago devidamente e agora Patos de Minas está nessa lista. Além de receberem o piso, os trabalhadores irão receber o parcelamento do retroativo a instituição da lei em 17 de junho de 2014. A prefeitura combinou com os agentes que irá pagar esse retroativo em 4 vezes.

Após uma vitória tão significante como essa, os trabalhadores transbordam alegria. O aumento de R$264,00 reais no salário transforma a vida dos agentes, tanto economicamente, quanto socialmente. Foram meses de batalha, alguns se renderam pelo caminho, mas os que foram persistentes devem se orgulhar por terem lutado junto ao Sind-Saúde e agora colherem o fruto de sua organização e coragem.

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

Bertolt Brecht