Sind-Saúde Núcleo Betim recebe resposta da prefeitura de Brumadinho
O SIND-SAÚDE/MG – Núcleo Regional Betim informa que recebeu o Ofício N°: 407/2025/GAB/SMS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Brumadinho, no dia 03 de outubro de 2025 , em resposta ao Ofício nº 036/2025 do Sindicato. O documento trata das deliberações e solicitações de agenda relacionadas à continuidade das negociações.
Abaixo, resumo dos pontos abordados e o posicionamento da gestão municipal:
1. Reunião sobre Pauta Econômica e Orçamento (2026)
• Posicionamento da SMS: A gestão afirmou que reconhece a importância da participação dos trabalhadores no debate orçamentário. Informa que a estimativa de receita para 2026 está em fase preliminar de elaboração e que a reunião específica será viabilizada conforme o avanço da consolidação dos dados orçamentários.
2. Isonomia nas Gratificações
• Posicionamento da SMS: A Secretaria reconheceu o tema é legítimo, mas afirmou que as gratificações atuais possuem naturezas jurídicas distintas. Segundo eles, será feita uma análise técnica conjunta, buscando ajustes dentro do marco legal e orçamentário.
3. Concurso Público e Manutenção do PCCV
• Posicionamento da SMS: Apesar de apontar a relevância da pauta, o ofício da gestão afirmou que o cenário é de instabilidade na receita e que novos concursos tem impacto financeiro.
4. Comissão Técnica para o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV)
• Posicionamento da SMS: A demanda foi recebida e está sob análise interna. A Secretaria solicita que o Sindicato aguarde posicionamento formal após a conclusão dos trâmites administrativos.
5. Cronograma de Reuniões Regulares
• Posicionamento da SMS: A gestão informou que compromissos externos e institucionais têm dificultado a definição de uma agenda fixa. Contudo, uma pré-agenda está sendo construída e será compartilhada oportunamente para planejamento conjunto das reuniões.
O sindicato encaminhou ofício solicitando esclarecimento em relação ao cartão alimentação que defende os servidores possam utilizar dentro e fora do município de Brumadinho e o retroativo da assistência financeira da enfermagem aos profissionais efetivos que não foram pagos corretamente na gestão anterior. Esses dois pontos estão aguardando resposta formal da prefeitura.
O Sind-Saúde reitera a necessidade de agilidade e clareza nos prazos. A direção do Sind-Saúde Núcleo Betim estará acompanhando de perto o avanço dos estudos técnicos e a definição da agenda de reuniões. Manteremos a categoria informada sobre cada etapa das negociações.
A luta continua!