Amigos escrevem carta de despedida à servidora da saúde Alzira Bonifácio Lopes

Alzira Bonifácio Lopes, que os amigos tratavam por Alzirinha, faleceu no dia 07 de novembro de 2021. Competente e dedicada, trabalhou por anos na área de hospitais públicos do Estado de Minas Gerais, primeiro na antiga Fundação de Psiquiatria (FEHP), depois na Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Alzira era formada em Direito, Administração e Organização de Arquivos.

Foi responsável pela organização e manutenção dos SAMES (arquivo de prontuários e dados sobre movimentação de pacientes na rede hospitalar), o que permitiu avaliações quantitativas e qualitativas da performasse dos hospitais, impulsionando melhoria de atendimento nos estabelecimentos.

Alzira ajudou a construir a Associação dos Funcionários da Fhemig – Asfhemg, depois Sind-Ser/Fhemig, que em 1991 fundiu-se com outras associações, o que resultou na criação do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde).

Nos anos 80 ela sempre atuou nos comandos de greve, apoiou as pessoas atingidas pela Hanseníase, coordenou a pesquisa nas unidades hospitalares que atende essas pessoas o que propiciou dias melhores para esse público.

Apoiou a estruturação do Sind-Saúde por meio do Grupo de Apoio e Investimentos (GRAI). Mesmo depois de ter saído do Sindicato sempre acreditou na luta e na união da classe trabalhadora e esteve ao lado de pessoas de grande admiração no trabalho hospitalar.
Sind-Saúde/MG manifesta solidariedade à família reafirmando que essa foi uma perda inestimável.

Veja a mensagem deixada por amigos:

Alzira, guerreira e lutadora cujas armas eram seu sorriso, sua risada contagiante, sua voz lírica e sua grande capacidade de negociação. Ela ultrapassava qualquer obstáculo para ajudar as pessoas carentes. Estava sempre ao lado dos companheiros nos movimentos e mobilizações de funcionários reivindicando melhores condições de trabalho e salariais na Fundação.

Por tudo isso, dizemos que Alzira passou na frente abrindo estradas, portas e portões, casas e corações. Alzira passou na frente resolvendo aquilo que fomos incapazes de resolver.

Querida amiga e companheira Alzira, estamos tristes não porque foi encontrar com seus pais, mas pela saudade que fica em nossos corações.

Jamais te esqueceremos porque sempre te amaremos!