8 de março – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A história de luta da Mulher é semelhante à história de luta do Sind-Saúde. As Mulheres lutam para firmar e conquistar novos direitos, o Sind-Saúde, também levanta esta bandeira, já que luta pela conquista e manutenção de direitos das servidoras, o que reflete em melhoria no atendimento as usuárias do SUS.

É por isto que abraçamos a causa das Mulheres.

Estamos juntos em muitos espaços de luta. FELICIDADES A TODAS AS MULHERES por este dia 8 de março!

CUT/MG organiza ato,  neste 8 de março, com concentração, caminhada, manifestos e atividades culturais

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores/MG e o Movimento de Mulheres de Belo Horizonte e Região Metropolitana estarão juntas no Ato Unificado do Centenário de Luta das Mulheres, nesta segunda-feira, dia 8 de março. A manifestação vai ser dividida em caminhada e concentração, que começará às 13 horas na Praça 7, no centro de Belo Horizonte. A CUT/MG estará presente tanto na passeata, que sairá às 14 horas da Praça da Assembleia (rua Rodrigues Caldas, no bairro Santo Agostinho), quanto na acolhida às caminhantes, na Praça 7.

O roteiro da manifestação contará com duas alas: do trabalho e da violência. Durante o percurso estão programadas manifestações em frente ao Ministério Público, ao Banco Central, ao Carrefour da Avenida Afonso Pena e à Prefeitura de Belo Horizonte. Na Praça 7 vão acontecer manifestações das entidades envolvidas e atividades culturais. A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/MG, Gessi Palmeira, pede para que todos compareçam ao ato vestidos com roupas coloridas, levem instrumentos musicais, bandeiras, faixas, estandartes etc.

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT/MG pretende debater com a sociedade, durante o ato, os temas como igualdade salarial e igualdade de condições, violência contra a mulher (assassinatos, agressões, assédio moral e assédio sexual), a licença maternidade de seis meses, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o direito às creches, públicas ou privadas, em período integral, os 100 anos da emancipação das mulheres, a reforma agrária e o direito à terra.

Ato Unificado do Centenário de Luta das Mulheres

Roteiro

13 horas – Concentração na Praça da Assembleia Legislativa (Rua Rodrigues Caldas, bairro Santo Agostinho)

14 horas – Caminhada até o Ministério Público – Manifesto para a criação de Juizados Especiais de defesa e proteção das mulheres (Lei Maria da Penha)