28 de abril – dia em memória às vítimas de acidente de trabalho: Mariana, foi um grave acidente de trabalho!

O Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais se prepara para a construção de mais um 28 de abril, data em memória às vítimas de acidente de trabalho. Esse ano, o ato será em Mariana

fotof

Em reunião realizada no dia 04 de fevereiro, na sede da CUT Minas, representantes de diversas entidades sindicais (sindicatos, federações e centrais sindicais)  debateram a relevância do dia 28 de abril para a saúde e segurança no trabalho. A data serve tanto para relembrar os(as)  trabalhadores(as) que perderam sua vida e/ou sua saúde no exercício de suas atividades laborativas como também pela necessidade de lutar pela promoção da saúde e segurança no trabalho.

Durante a reunião, foi debatido a necessidade de seguir com a denuncia de crime em Mariana e a dimensão da tragédia que provocou a morte de 12 trabalhadores.

Fazem apenas três meses de um dos maiores acidentes de trabalho do país com graves repercussões para a sociedade brasileira, em especial a mineira, e para o meio ambiente. O rompimento da barragem da mineradora Samarco em Mariana já não atrai tanto a atenção da mídia.

Os representantes das entidades presentes, destacaram ainda, os impactos nocivos da atividade de mineração para a sociedade e o meio ambiente, as más condições de trabalho e a necessidade do Estado se fazer presente regulando, de forma sistemática, a atividade. Os presentes criticaram ainda a falta de fiscalização no caso da Samarco e colocou-se em discussão a relação do Legislativo e a mineração, tendo em vista que diversas campanhas eleitorais foram financiadas por mineradoras.

Para além do ambiente de trabalho

As entidades presentes também ressaltaram a importância de denunciar a repercussão desse crime não só para os trabalhadores da Samarco, como também para a população do Rio Doce. Além do impacto econômico (pescadores, comerciantes, agricultores estão privados de exercer sua atividade e perderam sua fonte de sustento), também foi lembrado o impacto psicossocial para essas comunidades, cuja a cultura está permeada  pela relação afetiva com o Rio.

Fotoa

fotob

O Ato

Será criada uma agenda de mobilização que não se limita ao dia 28 de abril. Estão previstos debates, audiências públicas e acompanhamento das ações da Samarco.

Foi constituída uma comissão para organização das atividades que deverão ser apresentadas e submetidas à aprovação na próxima reunião mensal do Fórum.

fotoc

fotod