21º CBENF

Maior encontro da enfermagem da América Latina ocorreu em Campinas na última semana

21 CBENF A

Palestra com Wagner de Moura campos da ABRASCO com o tema: trinta anos do SUS:novas perspectivas

Uma intensa agenda de debates tomou conta dos cinco dias da vigésima primeira edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), maior evento anual de enfermagem da América Latina. Sediado em Capinas, São Paulo, nos dias 26 a 30 de novembro o 21º CBENF teve como tema “Enfermagem em Evidência: foco na valorização profissional”. Três eixos temáticos compuseram o evento organizado pelo Cofen: valorização, cuidado e tecnologia; ética, legislação e trabalho; e políticas públicas, educação e gestão. Participou do Congresso o Conselho de Enfermagem do Mercosul e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS). O CBCENF foi organizado pelo Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

Representando o Fórum Nacional de Enfermagem, a diretora do Sind-Saúde/MG Neuza Freitas esteve presente no evento. Além de temas técnicos da profissão, o evento também colocou em discussão os rumos políticos que interferem na vida profissional da categoria e na saúde pública brasileira.

21 CBENF B

Entre esses temas, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus 30 anos de história foi abordado no Congresso com auditório lotado. Para o médico especialista em saúde coletiva, Gastão Wagner, o apoio dos profissionais da enfermagem é imprescindível para evitar o desmonte do SUS. “Precisamos ser bons profissionais e incorporar a escuta ao próximo, mas também fazer ativismo pelo SUS” afirmou emocionado.

Entre as discussões propostas pelos profissionais de vários cantos do país está a especialização para o técnico de enfermagem. O debate que está sendo pautado nacionalmente e já foi incorporada na proposta de Plano de Carreiras encaminhada pelo Sind-Saúde ao governo de Minas Gerais.

Próximos passos

Ainda durante o evento foi aprovado duas grandes atividades da enfermagem no próximo ano. Uma delas é a próxima edição do CBCENF que irá acontecer em Foz do Iguaçu. Já a mobilização nacional da categoria em um ato político que acontece na Semana Nacional da Enfermagem também tem local certo para acontecer. Belo Horizonte vai sediar a manifestação em defesa das pautas dos profissionais da enfermagem no dia 17 de maio de 2019, o Dia Nacional de Valorização da Enfermagem. Essa campanha nacional passou a reunir os profissionais de todo o país em um único lugar. Em 2018 um histórico protesto da enfermagem aconteceu em São Paulo. A ideia é que a cada ano a manifestação ocorra em uma cidade do país.

21 CBENF 01

21 CBENF 02

21 CBENF 04

Apresentação de vestimentas usadas pelos profissionais da enfermagem durante os anos, além de utensílios básicos

21 CBENF 03

21 CBENF 05

21 CBENF 06

21 CBENF 07

Premiação de profissionais da enfermagem por trabalhos apresentados

21 CBENF 08