13º pode sair em janeiro

Prefeito de Janaúba reconhece que deve, mas ainda não pagou trabalhadores

charge cabo de guerra

Os servidores contratados da Prefeitura de Janaúba ainda tem uma esperança de receberem o 13º salário, de 2014, que ainda não foi pago. Em nota publicada no site da prefeitura no último dia 05 de janeiro, o prefeito Yuji Yamada garante o pagamento.

A polêmica toda ocorre por que no dia 23 de dezembro, de 2014, a Secretária de Saúde Lara Jamille Silveira e Silva afirmou numa emissora de rádio local que a prefeitura não iria pagar o 13º salário aos seus contratados.

Após pressão do Sind-Saúde/MG e dos trabalhadores, o executivo municipal teve que voltar atrás e garantiu na nota que pagará o que é de direito desses trabalhadores. No entanto, a prefeitura ainda não confirmou nem uma data para o pagamento, nem como será efetuado.

A expectativa é que o pagamento saia após o dia 20 de janeiro de 2015. Porém, se não houver possibilidade disso acontecer em parcela única, os trabalhadores poderão receber a remuneração em até três parcelas, tomando por base os meses de janeiro, fevereiro e março.

Direitos dos trabalhadores ainda são deixados de lado

O Sind-Saúde/MG acionou o Ministério Público de Minas Gerais para tentar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) contra o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, devido o não pagamento do piso salarial, determinado pela Lei 12.994, de junho de 2014. O chefe do executivo ainda suprimi dos trabalhadores direitos como férias e 13º salário, entre outras garantias adquiridas ao longo dos anos.

Além do TAC, o sindicato já entrou com um processo administrativo contra o prefeito pelo não cumprimento da lei do piso salarial e também por ignorar a lei 1990/2012, que regulariza o vínculo empregatício dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.