Vacina para todos e contra a Reforma Administrativa: Sind-Saúde convoca trabalhadores para ato Fora Bolsonaro

O Sindicato Único dos Trabalhadores de Minas Gerais convoca os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde para engrossar as fileiras do Ato Nacional Fora Bolsonaro, no próximo sábado, 3 de julho. Dia marcado em que movimentos sociais e sindicais, estudantes, trabalhadores/as e partidos pró democracia irão as ruas para manifestar repúdio ao governo de Jair Bolsonaro.

Por falta de gestão efetiva do desgoverno Bolsonaro já são mais de meio milhão de mortos pela Covid-19, enquanto isso quase 15 de milhões de pessoas estão desempregadas no país. O negacionismo do presidente e seus pares levaram o país a um caos social imensurável diante da falta de vontade (constatada na CPI da Covid) em garantir vacinas para o povo, os cortes no auxílio emergencial e os desmontes dos serviços públicos.

O governo de Bolsonaro está contra os/as trabalhadores/as desde que assumiu o mandato. É nítido o seu ataque as instituições democráticas, as suas perseguições às entidades sindicais e o que torna isso muito mais grave é que ele não faz questão de esconder o seu desprezo pelo povo brasileiro e seu ataque a base trabalhadora propondo uma reforma que vai acabar com os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20 “Reforma Administrativa, abre caminho forte para a privatização dos serviços públicos – incluindo escolas e hospitais – retira garantias constitucionais, congela salários, acaba com concursos públicos, diminui as políticas públicas e aumenta a contratação sem serviço público e terá forte impacto nos estados e municípios. Caso a proposta seja aprovada como foi desenhada, por meio de decreto o presidente poderá extinguir cargos públicos, ministérios e órgãos diretamente subordinados à presidência, além de entidades da administração pública. Levando em consideração as tantas declarações negativas do presidente sobre órgãos como por exemplo Anvisa e Fiocruz, o que se pode esperar após a reforma? O que será do Sistema Único de Saúde caso a PEC 32 seja aprovada?

Jair Bolsonaro levou o povo brasileiro ao momento mais obscuro da história, e se não bastasse todos os ataques à classe trabalhadora, retirada de direitos, recusa na compra de vacinas,  Bolsonaro menospreza e ignora as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e além de promover, incentiva aglomerações e o descumprimento do isolamento social. Sempre deixando claro que a prioridade é a preservação do lucro das empresas e não das vidas humanas. A situação que assola a nação coloca duas alternativas para os trabalhadores: a morte pela fome ou pela infecção do Coronavírus
.
Por tudo isso e por tanto, é que o Sind-Saúde/MG estará presente no “Ato 3J”e convoca sua base para a manifestação em defesa da democracia, pela preservação da vida dos trabalhadores, pelo enfretamento do Covid-19, contra a reforma administrativa, em defesa dos serviços públicos e pelo Fora Bolsonaro.

“Quem estará nas trincheiras
ao teu lado?