Saúde do Trabalhador

Sind-Saúde/MG marca presença na 4° Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

O Sind-Saúde/MG, representado pelos seus diretores, delegados sindicais e alguns filiados, esteve presente na semana passada, do dia 16 ao dia 19 de dezembro, na 4° Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em Brasília. A saúde do trabalhador é um tema de grande importância para o Sind-Saúde/MG e é necessário reconstruir novas políticas para os cuidadores da vida.

10671411 316946348513010 7684136322239267578 n

Durante a Conferência diversos assuntos foram discutidos, como, por exemplo, a necessidade da redução da jornada de trabalho sem redução salarial, na área pública e privada, tão batalhada pelos trabalhadores da saúde nos últimos anos.

Na ocasião foram apresentadas diversas propostas para implementar melhorias na saúde do trabalhador. As que foram aprovadas na Conferência pelo Controle Social serão agora homologadas pelo CNS e passarão como deliberações a serem discutidas em cada instância, com os governos municipais, estaduais e nacional para em seguida se tornarem resoluções.

522112 316511581889820 6704939502773508437 n

A redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução salarial para trabalhadores da saúde foi uma das questões amplamente debatidas e foi aprovadaa. Todas as discussões da Conferência de Saúde do Trabalhador devem servir de norte na 15° Conferência Nacional de Saúde. Também foi aprovada na ocasião a inclusão no currículo da educação básica, técnico, profissionalizante e superior, pública e privada, temas de saúde pública e ou saúde coletiva, voltados à saúde do trabalhador, com abordagem da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

10407589 316507771890201 7772022244663527199 n