Primeira reunião com o governo Zema

Servidores da Saúde estão com vale-alimentação de R$ 47,00 e

mais 30% de dois meses de ajuda de custo garantidos no pagamento de fevereiro

Foto 1 Camg

O Sind-Saúde/MG comunica a categoria dos servidores da saúde que, depois de uma inovadora proposta de negociação levada à frente com a equipe de governo, durante este mês de janeiro, os trabalhadores obtiveram hoje a confirmação de uma conquista importante.

Em reunião na Cidade Administrativa na tarde desta sexta-feira (25) foi divulgado que o Sistema Estadual de Saúde receberá, já no mês de fevereiro, o vale-alimentação no valor de R$ 47,00. O contracheque relativo ao mês de janeiro também virá com os valores de 30% da ajuda de custo do mês de novembro 2018 mais 30% referentes à ajuda de custo do mês de dezembro 2018.

Para quem tem o cartão magnético do vale-alimentação, serão creditados R$ 20,00 reais no cartão e R$ 27,00 serão lançados na folha de pagamento. Para os servidores que não recebem o vale-alimentação por meio de cartão, o valor de R$ 47,00 será lançado em folha no valor total dos dias trabalhados.

A proposta de transformar ajuda de custo em vale-alimentação, uma vez que o benefício não tinha garantia de recebimento ao final do antigo governo, foi levantada pelo Sind-Saúde e defendida durante todo o segundo-semestre de 2018 com a gestão anterior. Assim com o início do novo governo, todos os servidores do Sistema estadual de Saúde iniciaram o ano de 2019 sem nenhuma ajuda de custo ou ampliação do vale-alimentação. O Sindicato passou a negociar intensamente com a nova equipe para que o valor da ajuda de custo fosse transformado em vale-alimentação.

O Sind-Saúde frisa ainda que a iniciativa levou a um ganho importante para os trabalhadores porque todos os demais órgãos de governo, que não conseguiram fazer a transformação da ajuda de custo em vale-alimentação, estão com o benefício suspenso _ como o Sind-Saúde já havia previsto que ia acontecer. O governo explicou que as metas de ajuda de custo dos demais órgãos serão analisadas e outras serão repactuadas. No caso da Saúde isso não será necessário porque o vale-alimentação será pago sem a necessidade do cumprimento de metas.

A reunião desta sexta teve o objetivo de apresentar o novo secretário de estado planejamento e gestão, Otto Alexandre Levy Reis aos sindicatos de servidores públicos do Estado. O governo também apresentou novos números para o déficit público de Minas Gerais. Conforme o secretário, o déficit de dezembro de 2018 que seria no valor de R$ 11,4 bilhões está calculado na casa dos R$ 30 bilhões.
Importante destacar que o secretário confirmou a permanência das comissões, da Folha de Pagamento e da Previdência, criadas no governo anterior.

O secretário assegurou ao Sind-Saúde que o vale-alimentação consta na folha de pagamento fechada no dia de hoje com o pagamento também do remanescente de 30% mais 30% da ajuda de custo referente a 2018. ´
Quanto à data de pagamento do 13º, o secretário informou que será um ato do governador que deverá utilizar as redes sociais para fazer o anúncio.

Foto 2 CAMG