Pressionada, prefeitura de Betim mantêm médicos na CSSI

Em reunião tensa, prefeitura anuncia que mantêm médicos na CSSI por 90 dias

 

WhatsApp Image 2019-01-15 at 11.24.39 3

A direção do Sind-Saúde/MG esteve na Casa de Saúde Santa Isabel na sexta feira (11/01). O objetivo da visita foi participar da reunião com trabalhadores e trabalhadoras da unidade, representantes da associação comunitária, usuários do SUS, pacientes da Unidade, vereadores e o prefeito de Betim, Vitório Medioli e a presidência da Fhemig.

COL 2

A reunião foi marcada para que fosse discutida e debatida a retirada, pela prefeitura de Betim, dos profissionais médicos do município que prestam atendimento Pronto Socorro da Unidade da Fhemig. Já no começo da reunião, os presentes foram avisados de que o prefeito não ia poder participar porque seu avião particular apresentou falha mecânica.

COL 1

Indignados com a ausência do prefeito, e diante do grave problema do hospital, centenas de usuários e trabalhadores se manifestaram com gritos de “cadê o prefeito?”. Depois do protesto, o secretário de governo e procurador geral do município, Bruno Cipriano, informou que o atendimento médico no pronto-socorro estaria garantido.

COL 4

Conforme o secretário, a prefeitura firmou um acordo de co-participação, pelo prazo de 90 dias com a Fhemig, que assegura atendimento normal no pronto-socorro. Ele também anunciou a criação de uma comissão reunindo representante da Fhemig, Sind-Saúde/MG e representantes de usuários do SUS para acompanhar o processo de contratação dos serviços médicos.

A preocupação com a defesa do hospital Orestes Diniz e de trabalhadores e trabalhadoras e o fortalecimento do SUS foram enfatizados durante a reunião. A Unidade é de grande relevância em Betim ao garantir atendimento à população de 40 mil habitantes da região da Colônia Santa Isabel.

COL 5

Após o encerramento da reunião e tirados os encaminhamentos, os presentes fizeram um ato simbolizando um abraço no hospital que estava ameaçado de fechamento.     

Hospital Orestes Diniz
O hospital Orestes Diniz possui 12 leitos clínica médica e 10 leitos pronto Socorro e atendimento pediátrico. Por mês são realizados, em média, 100 internações, 2700 consultas, 3.400 exames laboratoriais e 300 exames radiológicos (RX).

A Fhemig custeia os seguintes serviços do hospital: CME, Raio-X, rouparia, nutrição, segurança, farmácia, portaria, todos os profissionais de saúde, exceto médicos. A prefeitura de Betim custeia os profissionais médicos do pronto-socorro.
                                   RESISTIR E LUTAR! VIDA LONGA À CSSI. VIVA O SUS!